Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira no PI

Começa nesta segunda-feira (23) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. De acordo com Ministério da Saúde, nesta primeira etapa os públicos prioritários são idosos, a partir de 60 anos, e trabalhadores da saúde. Mais duas etapas serão realizadas para públicos diferentes.

Quem faz parte do grupo prioritário pode procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima de sua casa a partir de hoje, em todo o Piauí.

Ao todo, a campanha pode atingir cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos até o dia 22 de maio. Para alcançar esse público foram investidos R$ 1 bilhão na aquisição de 75 milhões de doses da vacina.

Neste ano, a campanha foi antecipada de abril para março para reforçar a proteção aos públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe.

Vacinação em Teresina

A primeira fase da Campanha de Vacinação Contra Gripe em Teresina começa nesta segunda-feira (23) e segue até dia 15 de abril.

Nesse período serão imunizadas as pessoas idosas, a partir dos 60 anos, e os trabalhadores da saúde. A vacina estará disponível nas 91 Unidades Básicas de Saúde da cidade e no Centro Integral Lineu Araūjo e serão adotadas medidas para evitar aglomerações, como distribuição de senha.

A Fundação Municipal de Saúde orienta que caso você já estiver com gripe e febre, procure o Posto de Vacinação somente quando melhorar destes sintomas.