Teresina mantém tendência de queda nos óbitos por Covid-19

Teresina continua apresentando uma tendência de queda nos números de óbitos por Covid-19. De acordo com dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que monitora diversos indicadores relacionados à doença, a capital está atualmente com média móvel de 1,57 óbitos, o que representa uma queda de 21,43% em comparação com o mesmo referencial calculado há 14 dias.

Desde o início da pandemia até a data de ontem (08), Teresina acumula 1.179 mortes de pessoas residentes na cidade. “O boletim da FMS mostra que existe uma tendência de queda nos números de mortes, que tem se mantido no período que compreende as semanas epidemiológicas 47 a 49, ou seja, desde o dia 21 de novembro até 5 de dezembro”, analisa Câncio Júnior, diretor técnico da Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater).

O boletim indica também uma redução nos atendimentos por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), formas mais graves das síndromes gripais, que requerem internação. Foi verificada uma redução de 19,89% entre a média móvel registrada ontem (08) – que estava em 20,14 pacientes – e a taxa registrada há 14 dias de 25,14 pacientes.

Do mesmo modo, houve redução nas taxas de ocupações de leitos clínicos para Covid no mesmo período. “Atualmente são disponibilizados 275 leitos, dos quais 124 estão ocupados”, enumera Câncio Júnior. Atualmente, a taxa de ocupação está em 45,09%, o que representa uma redução de 12,24% em relação ao valor calculado há 14 dias (51,38%). Já em relação às UTIs, foi observado que a taxa de ocupação atual está em 50,29%.

A FMS alerta que a manutenção da estabilidade nas taxas de Covid-19 depende do empenho da população em manter hábitos de prevenção, em especial com a chegada do natal, ano novo e suas comemorações, que tendem a reunir grupos familiares. “A pandemia ainda não acabou. Portanto alertamos que no natal e ano novo evitemos aglomerações, usemos máscara, façamos a lavagem correta das mãos. Evitem sair se estiverem com sintomas gripais. Não sair dando abraço, aperto de mão”, alerta Walfrido Salmito, médico infectologista da FMS e membro do Centro de Operações em Emergência (COE) municipal.

O médico ressalta que a manutenção destes hábitos permitirá que Teresina evite o aumento do número de casos. “Temos visto que em alguns países do mundo está acontecendo uma segunda onda de Covid, com muitos óbitos. Por isso pedimos a colaboração de todos para que isso não aconteça na nossa cidade. Tudo depende do nosso comportamento”, ressalta ele.