Proporção de idosos entre as vítimas de Covid-19 em SP cai de 80% para 66% em seis meses

A proporção de idosos no total de mortes por Covid-19 diminuiu no estado de São Paulo nos meses de março e abril, em comparação com a média histórica da pandemia, segundo dados preliminares do Ministério da Saúde.

Em abril e março, 66% das vítimas do coronavírus em São Paulo foram idosos. Em outubro e novembro de 2020, essa proporção chegou a ser de 80% das vítimas.

Os dados do Ministério da Saúde, no entanto, são preliminares, porque óbitos ocorridos em março e abril deste ano ainda podem ser contabilizados no sistema, com atraso, nos próximos dias – o que pode afetar também a proporção de mortes por faixa etária desses meses. 

O levantamento é da TV Globo leva em consideração 100.220 mortes por Covid-19 no estado de São Paulo contabilizadas no sistema Datasus até a última quarta (19). A análise avalia apenas os registros com detalhes como a idade das vítimas e a data de ocorrência do óbito. 

Para especialistas, a redução da proporção de idosos no total de mortes pode estar relacionada à expansão da vacinação nas faixas etárias mais velhas. No entanto, o número absoluto de mortes aumentou em todas as idades em março, pior mês da pandemia no estado de São Paulo.

Considerando as mais de 100 mil mortes analisadas, os idosos representam 73% das vítimas ao longo de toda a pandemia. 

No entanto, entre as 37.140 mortes ocorridas entre março e abril, a proporção de idosos cai para 66%. 

Enquanto a proporção de idosos entre os mortos diminui, os óbitos de pessoas mais jovens se tornam mais representativos. 

Em março deste ano, o total de mortes entre pessoas com idade de 40 a 59 anos foi, pela primeira vez, maior do que o número de mortes daquelas com mais de 80 anos. Foram 5.039 vítimas com 40 a 59 anos naquele mês, contra 3.448 entre os maiores de 80. 


Fonte: G1