Aneel aprova suspensão do corte de luz para consumidores de baixa renda

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a suspensão dos cortes de energia para consumidores de baixa renda, que estão com inadimplências junto às distribuidoras. Essa é uma medida adotada inicialmente em 2020 e, que agora voltará a vigorar. A decisão foi comemorada pelo senador Ciro Nogueira (PP), articulou as negociações.

“A decisão atendeu ao nosso apelo e foi favorável aos consumidores brasileiros”, disse o senador.

No Piauí, a decisão vai beneficiar mais de 450 mil residências, o que representa mais de 2 milhões de pessoas no estado. A medida inclui consumidores que necessitam de energia para manter em funcionamento equipamentos essenciais à vida e os que não estejam recebendo a fatura impressa. Vale também para famílias que vivem em regiões onde não há postos de arrecadação, como lotéricas e instituições financeiras, em funcionamento , por conta de medidas restritivas de isolamento social.

Além da suspensão de cortes, os técnicos recomendaram que as verificações periódicas em relação ao cadastro das famílias inscritas no Tarifa Social não sejam realizadas. Dessa forma, nenhum beneficiário do programa poderá ser retirado até junho.

Assista ao vídeo: