Golpes em sites de compra e venda fazem mais de 600 vítimas no Piauí

A Polícia Civil do Piauí registrou 682 ocorrências criminais relacionadas a transações comerciais em sites de internet de venda e compra de produtos e serviços. As ocorrências foram registradas de 2013 até 2019 pela Delegacia de Combate aos Crimes Contra Ordem Tributária e as Relações de Consumo (DECCORTEC).

Segundo o delegado James Guerra, responsável pela pasta, 563 desses casos foram tipificados como estelionato. “A grande maioria desses crimes foram praticados na plataforma de venda de produtos e prestação de serviços pela internet, utilizando o site OLX, onde criminosos praticaram crime de estelionato, lesando 81 pessoas em 2019”, explica o delegado.

Dados gerais

Ainda de acordo com o delegado, só em 2019, foram registrados 81 crimes dessa modalidade pela DECCOTERC. Sendo 70 casos estelionatos, e dessas ocorrências, 44 estavam relacionadas a compra e venda de veículos.

“O foco da nossa gestão é a defesa do consumidor, a investigação desses crimes que tanto prejudicam as pessoas que, de boa fé, usam esses sitios de internet para comprar e vender produtos”, diz o delegado titular.

O delegado ainda alerta as pessoas que fazem uso desse tipo de serviço e dá orientações sobre

“Orientamos que as pessoas que busquem esses serviços nesse sites de venda e compra, mantenham a atenção e desconfiem de preços abaixo do que o mercado pratica, chequem as ofertas e não permitam a interferência de terceiros na negociação”, afirma o delegado.

Quem pratica o estelionato pode sofrer pena de um a cinco anos de prisão, conforme o julgamento.