Siga as Redes Sociais

Piauí

Golpes em sites de compra e venda fazem mais de 600 vítimas no Piauí

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

A Polícia Civil do Piauí registrou 682 ocorrências criminais relacionadas a transações comerciais em sites de internet de venda e compra de produtos e serviços. As ocorrências foram registradas de 2013 até 2019 pela Delegacia de Combate aos Crimes Contra Ordem Tributária e as Relações de Consumo (DECCORTEC).

Segundo o delegado James Guerra, responsável pela pasta, 563 desses casos foram tipificados como estelionato. “A grande maioria desses crimes foram praticados na plataforma de venda de produtos e prestação de serviços pela internet, utilizando o site OLX, onde criminosos praticaram crime de estelionato, lesando 81 pessoas em 2019”, explica o delegado.

Dados gerais

Ainda de acordo com o delegado, só em 2019, foram registrados 81 crimes dessa modalidade pela DECCOTERC. Sendo 70 casos estelionatos, e dessas ocorrências, 44 estavam relacionadas a compra e venda de veículos.

“O foco da nossa gestão é a defesa do consumidor, a investigação desses crimes que tanto prejudicam as pessoas que, de boa fé, usam esses sitios de internet para comprar e vender produtos”, diz o delegado titular.

O delegado ainda alerta as pessoas que fazem uso desse tipo de serviço e dá orientações sobre

“Orientamos que as pessoas que busquem esses serviços nesse sites de venda e compra, mantenham a atenção e desconfiem de preços abaixo do que o mercado pratica, chequem as ofertas e não permitam a interferência de terceiros na negociação”, afirma o delegado.

Quem pratica o estelionato pode sofrer pena de um a cinco anos de prisão, conforme o julgamento.

Piauí

THE: Parque Zoobotânico permanecerá fechado por seis meses

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Reprodução

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). informou nesta terça-feira (21) que o Parque Estadual Zoobotânico seguirá e fechado ao público por pelo menos mais seis meses, para realização de uma reforma.

Segundo a Semar, as melhorias estão previstas no plano de concessão do parque e serão executadas em dua etapas. Na primeira fase da revitalização estão inclusas mudanças na infraestrutura do parque com melhorias na limpeza, na conservação de áreas verdes, nos sanitários e recintos; corte de grama; coleta e destinação do lixo; compra de equipamentos, máquinas e veículos; e pinturas das edificações e meios-fios. A segunda fase, também com previsão de 6 meses, deverá ser executada pela concessionária, momento em deve iniciar o Plano Emergencial de Intervenções e Operação Inicial. Numa terceira fase, que deve durar cerca de 5 anos, inicia-se a modernização do parque. 

Atualmente o Zoobotânico é considerado o terceiro maior parque urbano do Brasil, com uma área total de 127 hectares, se transforme-se em bioparque através da concessão de uso para manutenção e exploração integradas, requalificação e modernização do parque. 

“O Parque Estadual Zoobotânico é uma unidade de conservação, pertencente ao grupo de proteção integral, portanto, há um regramento específico a seguir, de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC)”, diz a Semar.

Continue Lendo

Teresina

Idoso morre após ser atropelado por caminhão na Avenida Centenário

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Um idoso identificado como Pedro Galdino dos Santos, morreu nesta terça-feira (22), após ser colhido por um caminhão, na Avenida Centenário, zona Norte de Teresina.

De acordo com testemunhas, a vítima pilotava uma motocicleta quando tentou desviar de um veículo que estava estacionado na via. Com a manobra, ele acabou perdendo o controle da moto e foi atropelado por um caminhão, que seguia no mesmo sentido.

O motorista do veículo de carga, permaneceu no local até a chegada das autoridades competentes. Ele informou que ainda tentou desviar, mas o pneu traseiro do caminhão acabou passando por cima da vítima, que teve morte imediata.

O Instituo Médico Legal (IML) foi acionado para realizar a remoção do corpo.

Continue Lendo

Piauí

Justiça determina prisão do prefeito de Itaueira, Quirino Avelino; vice assume o cargo

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Divulgação/Prefeitura de Itaueira

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), a Polícia Militar e a Polícia Civil estão dando cumprimento nesse momento a mandados de prisão preventiva expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), referente a desdobramentos da Operação Perpetuatio em face do Prefeito de Itaueira, Quirino de Alencar Avelino, do Secretário de Obras do Município de Itaueira, Gaston de Sousa Cavalcante, e dos empresários Jeremias Pereira da Silva e Edivá de Sousa Cavalcante.

O Gaeco também deu cumprimento ao mandado de Afastamento do gestor Quirino de Alencar Avelino do cargo de Prefeito Municipal de Itaueira, tendo sido notificado o Presidente da Câmara Municipal para dar posse imediata ao vice-prefeito do Município, Patrice Teixeira, para continuidade das atividades do Município.

Foto: Divulgação/Gaeco

O Gaeco também ofereceu denúncia criminal por organização criminosa liderada pelo prefeito municipal e outros envolvidos, imputando a esses também os crimes de desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro, dentre outros. Foram denunciados Quirino de Alencar Avelino, Edivá de Sousa Cavalcante, Gaston de Sousa Cavalcante, Maria de França Avelino, Genival Joaquim de Moura, Eliene Helena dos Santos Moura, Roberto Lima de Farias, Jeremias Pereira da Silva, Francisco Vieira da Silva e Raimundo Fagner Siqueira Bueno.

Os valores desviados já contabilizados foram de R$ 1.724.613,38 (um milhão, setecentos e vinte e quatro mil, seiscentos e treze reais e trinta e oito centavos), sendo que ainda estão sendo auditados outros contratos, para totalizar o valor desviado pela organização criminosa.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat