Siga as Redes Sociais

Piauí

No PI, cerca de 500 pessoas estão na fila de espera por um transplante de órgão

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Quem entra na fila à espera de um transplante de órgão já pensa no tempo que levará para encontrar um doador. Além da grande quantidade de pessoas que precisam de um órgão e do reduzido número de doadores, é preciso contar com as prioridades e contratempos relacionados à compatibilidade entre doador e receptor. 

No Piauí, está fila conta, hoje, com 496 pessoas inscritas. Um total de 373 pessoas aguardam por um transplante de córnea e outras 123 esperam para ser transplantadas de rim.

Para entrar na fila de espera por uma doação, o paciente é inscrito pela clínica ou hospital onde é diagnosticado, com a necessidade de realização do transplante.

Esta fila é única e organizada nacionalmente pelo Sistema Nacional de Transplantes, porém, obedece critérios regionais. “ O andamento da fila não segue um tempo cronológico de inscrição. Ela leva em conta a gravidade do paciente, a compatibilidade do órgão disponibilizado, além do quadro de saúde dos receptores. Mas elas priorizam os pacientes de do estado, onde ocorre a doação”, explica a assistente social da Central Estadual de Transplantes do Piauí Cassandra Franco.

Além de está inscrito , os pacientes precisam está com as inscrições ativas, e isso só é possível com a atualização constante dos exames médicos. “ É de grande relevância, que os pacientes fiquem em dias com os seus exames, pois não há um dia exato para acontecer uma doação e consequentemente o transplante”, lembra a enfermeira Ayla Calixto.

A Central Estadual de Transplantes do Piauí acompanha diretamente esses pacientes inscritos na fila de espera, os auxiliando nas marcações de consultas e exames. “ Nós fazemos um acompanhamento constante desses pacientes, auxiliando nas consultas médicas, na realização dos exames, além de todo amparo de informação para quem está passando por essa angustia de esperar por uma doação”, reforça Cassandra Franco.

 A coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Piauí, Dra. Lourdes Veras, lembra que sem a conscientização da população, sobre a importância da doação de órgão, fica muito complicado está fila diminuir. “ Sem o  sim das famílias para a doação, mesmo em um momento de dor,muita gente ainda vai ficar à espera de um órgão. Por isso devemos sempre conscientizar nossa população sobre a doação de órgãos”. 

Fonte: Sesapi

Piauí

Piauí registra 6 mortes e 193 casos de coronavírus em 24h

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou nesse domingo (27), que o estado do Piauí registrou em 24h, 06 óbitos e 193 casos da doença. No total, o Piauí contabiliza 94.733 casos confirmados e 2.101 mortes.

Dos 06 óbitos, três eram homens e três eram mulheres, que não resistiram às complicações da Covid-19. Eles eram de Campo Maior (66 anos), Picos (44 anos) e Teresina (96 anos). Jajá as mulheres eram das cidades de  Bom Jesus (67 anos), Santa Cruz do Piauí (71 anos) e Teresina (82 anos).

As 224 cidades piauienses foram atingidas pela pandemia. Os casos confirmados no estado somam 94.733. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2101  e foram registrados em 172 municípios.

Continue Lendo

Teresina

Teresina ultrapassa mil mortes por Covid-19

Avatar

Publicado

em

Teresina registrou mais 173 novos casos e três óbitos por Covid-19. Segundo dados divulgados, neste sábado (26), pelo Comitê de Operações Emergenciais em Saúde Pública (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS). A capital contabiliza 31.495 casos confirmados e 1001 óbitos pelo novo Coronavírus, além de 13.980 pessoas recuperadas.

Os novos óbitos notificados ocorreram nos dias 25 e 26 de setembro. Entre os óbitos confirmados, dois eram do sexo feminino e um masculino. Todas as pessoas apresentavam comorbidades como diabetes, cardiopatia, hipertensão, obesidade e doença neurológica. Os pacientes tinham entre 40 e 85 anos.

“Não podemos deixar de sermos vigilantes. A pandemia ainda não acabou. Precisamos manter as medidas de prevenção: lavar sempre as mãos, usar máscara ao sair de casa, manter distância entre as pessoas e evitar ao máximo locais com aglomeração de pessoas”, diz Amparo Salmito, médica infectologista da Fundação Municipal de Saúde.

Continue Lendo

Piauí

Acidente deixa uma mulher morta e cinco feridos em cidade do Piauí

Avatar

Publicado

em

Um grave acidente deixou uma mulher, identificada como Alana Renata de Sousa Costa, morta na madrugada desse domingo (27) na PI-320, que dá acesso à cidade de Nossa Senhora de Nazaré. Cinco pessoas ficaram feridas no acidente.

Conforme populares, o acidente envolvendo três motocicletas ocorreu após uma festa localidade Tucunzal. As causas do acidente ainda não foram identificadas, mas provavelmente um dos motociclistas estava embriagado.

As vítimas sobreviventes foram identificadas como Carlos Gabriel da Paz Silva, Micael de Sousa Costa, Luciana de Araújo Sousa, Jaime Ribeiro de Araújo e José Francisco Macedo do Nascimento. 

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat