Táxis podem circular nas faixas exclusivas durante período de teste

Os táxis podem circular nas faixas exclusivas à esquerda nas avenidas João XXIII e Presidente Kennedy, de acordo com decreto emitido pela Prefeitura Municipal de Teresina. A circulação será permitida apenas durante um período de teste, para avaliação do desempenho da nova medida. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsitos (Strans) ficará responsável pela fiscalização.

Com a nova medida, os condutores devem ficar atentos as normas. Não será permitido o embarque e desembarque de passageiros de táxis nas faixas exclusivas de ônibus. Caso, as regras sejam desrespeitadas a superintendência notificará os motoristas.

De acordo com o diretor de Transporte e Sistema Viário da Strans, José Falcão, a circulação dos táxis nos corredores já é permitida em outras cidades e vem funcionando de forma positiva. O objetivo é analisar, durante a fase experimental em duas avenidas de maior fluxo, os efeitos dessa medida em Teresina.

“Vimos que essa experiência tem sido positiva em outras capitais, como em São Paulo. Nossa intenção é que essa medida também funcione aqui. Vamos avaliar o próprio decreto, que menciona que a qualquer momento ele poderá ser modificado ou cancelado. Por ser uma fase experimental, escolhemos de início duas avenidas para que se concentrem as observações, caso fosse expandida para toda a nossa rede seria mais difícil uma avaliação mais completa. No caso da João XXIII e da Kennedy, são duas vias com movimentação mais intensa, então a gente consegue ter uma análise mais crítica, mais aprofundada da situação”, explicou o diretor.

Fonte: PMT