Siga as Redes Sociais

Piauí

Sob protestos, deputado diz que reforma “apenas enxugará despesas”

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

A votação do Projeto de Resolução na Comissão de Constituição e Justiça da Alepi (CCJ), que tratou sobre a viagem do governador Wellington Dias (PT), aos Estado Unidos, aconteceu nesta terça-feira (26) sob protestos realizados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Piauí (SINTE-PI) e de um grupo se aprovados no último concurso da Polícia Civil.

O objetivo do movimento é pressionar os deputados a votarem contra o Projeto de Lei nº 06/2019, encaminhado pelo governador Wellington Dias na semana passada. O texto prevê a suspensão por um ano de promoções, progressões de carreira, bem como a contratação de novos servidores e a concessão de reajustes salariais a todas as categorias que compõem o serviço público do Piauí. Segundo a categoria, a medida“sacrifica os servidores públicos em prol do crescimento da economia no Piauí”.

“Eu represento os aprovados no último concurso público para os cargos de delegados, agentes e peritos. Com esse texto que trata sobre o congelamento dos salários, progressão de carreira e a não contratação de novos servidores, nos vemos impossibilitados. Nós abrimos mão da nossa vida pessoal, estudamos, somos pessoas qualificadas e estamos aqui para mostrar isso. Nós não podemos esperar por mais um ano”, disse Hellen Passos, aprovada no último concurso da Polícia Civil. 

Ao ser questionado sobre o que poderia ser feito pelos servidores, o deputado estadual Francisco Lima, líder do governo na Alepi apenas afirmou que tudo o que foi proposto está previsto dentro da Lei de Responsabilidade  Fiscal (LRF)

“É  importante lembrar que tudo que está sendo proposto no texto da reforma administrativa, está  de acordo com a Lei. Uma vez, que a Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece o congelamento do reajuste de salários e convocação para cargos em determinados momentos quando o estado ultrapassa o limite  da LRF”, afirma.

O parlamentar ainda acrescentou que será a Casa está aberta ao diálogo, no entanto, deixou claro que, nesse primeiro momentos, não haverá nenhuma alteração na proposta apresentada.

“A Casa está aberta ao debate e vai fazer tudo que estiver dentro da lei e for importante para o estado nesse momento. No entanto, acredito que não  haverá nenhuma alteração quanto a medida, pois a reforma tem a intenção de enxugar despesas para tentar adequar ao limite que a lei estabelece’, concluiu o deputado.

Piauí

Piauí registra 14 óbitos por Covid-19 em 24 horas

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou nessa quarta-feira (28), que o estado do Piauí registrou em 24h, 14 óbitos e 657 casos da doença. No total, o Piauí contabiliza 112.200 casos confirmados e 2.382 mortes.

Nove homens e quatro mulheres não resistiram às complicações da Covid-19. Eles eram naturais de Angical (83 anos), Barreiras do Piauí (83 anos), Bocaina (65 anos), Bom Jesus (83 anos), Floriano (67 anos), Landri Sales (68 anos), Luzilândia (77 anos), Pedro II (86 anos) e Sebastião Leal (91 anos). Já elas eram de Floriano  (78 anos), Parnaíba (53 anos), Santana do Piauí (66 anos), Santa Cruz dos Milagres (88 anos) e Teresina (90 anos). As vítimas de 66 e 83 anos não tinham comorbidades.

Os casos confirmados no estado somam 112.200 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2.382 e foram registrados em 185 municípios. 

Continue Lendo

Piauí

Idoso morre após se engasgar com carne em cidade do Piauí

Avatar

Publicado

em

Um idoso de 80 anos, identificado como João Erasmo de Carvalho, morreu na última segunda-feira (26) na unidade Mista de Saúde da cidade de Conceição do Canindé, no Sul do Piauí, após se engasgar com um pedaço de carne.

De acordo com a ficha médica de João, a vítima não foi intubado, por falta dos equipamento necessários na unidade para o procedimento, após João ter apresentado uma piora em seu estado de saúde, e morreu depois que sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Outro lado

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o caso, mas não se pronunciou até o momento. A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), informou que a Unidade Básica de Saúde faz parte da Rede Municipal de Saúde de Conceição do Canindé, sendo de total responsabilidade do município a manutenção e compra de equipamentos.

Continue Lendo

Teresina

Firmino afirma que ‘estão politizando’ discussões sobre vacina contra covid-19

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O prefeito Firmino Filho (PADB), disse durante divulgação dos dados da 21ª etapa sorológica do coronavírus na capital, que as discussões em torno da vacina contra a doença, estão sendo politizadas.

Para o gestor, o assunto tem que ser discutido de forma técnica, já que não há uma previsão exata para o início da vacinação.

“A gente torce que dê tudo certo, que seja produzida, mas não há ainda nada palpável. Estão politizando um assunto técnico, como se a vacina já estivesse testada e aprovada. Tem que ver se vai ser segura, porque se não, de nada vai adiantar se causar um estrago maior”, disse o prefeito.

Coronavírus em Teresina

Quanto a questão do coronavírus na capital, o gestor informou que há uma tendência de queda e estabilização do vírus na capital.

A pesquisa apontou que os óbitos tiveram redução de 85%, além disso, cerca de 21% (183,5mil) da população já teve contato com o vírus. Destes, cerca de 23 mil estão com o vírus ativo.



Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat