Piauí
Sob protestos, deputado diz que reforma “apenas enxugará despesas”

A votação do Projeto de Resolução na Comissão de Constituição e Justiça da Alepi (CCJ), que tratou sobre a viagem do governador Wellington Dias (PT), aos Estado Unidos, aconteceu nesta terça-feira (26) sob protestos realizados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Piauí (SINTE-PI) e de um grupo se aprovados no último concurso da Polícia Civil.
O objetivo do movimento é pressionar os deputados a votarem contra o Projeto de Lei nº 06/2019, encaminhado pelo governador Wellington Dias na semana passada. O texto prevê a suspensão por um ano de promoções, progressões de carreira, bem como a contratação de novos servidores e a concessão de reajustes salariais a todas as categorias que compõem o serviço público do Piauí. Segundo a categoria, a medida“sacrifica os servidores públicos em prol do crescimento da economia no Piauí”.
“Eu represento os aprovados no último concurso público para os cargos de delegados, agentes e peritos. Com esse texto que trata sobre o congelamento dos salários, progressão de carreira e a não contratação de novos servidores, nos vemos impossibilitados. Nós abrimos mão da nossa vida pessoal, estudamos, somos pessoas qualificadas e estamos aqui para mostrar isso. Nós não podemos esperar por mais um ano”, disse Hellen Passos, aprovada no último concurso da Polícia Civil.
Ao ser questionado sobre o que poderia ser feito pelos servidores, o deputado estadual Francisco Lima, líder do governo na Alepi apenas afirmou que tudo o que foi proposto está previsto dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)
“É importante lembrar que tudo que está sendo proposto no texto da reforma administrativa, está de acordo com a Lei. Uma vez, que a Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece o congelamento do reajuste de salários e convocação para cargos em determinados momentos quando o estado ultrapassa o limite da LRF”, afirma.
O parlamentar ainda acrescentou que será a Casa está aberta ao diálogo, no entanto, deixou claro que, nesse primeiro momentos, não haverá nenhuma alteração na proposta apresentada.
“A Casa está aberta ao debate e vai fazer tudo que estiver dentro da lei e for importante para o estado nesse momento. No entanto, acredito que não haverá nenhuma alteração quanto a medida, pois a reforma tem a intenção de enxugar despesas para tentar adequar ao limite que a lei estabelece’, concluiu o deputado.
Piauí
Wellington Dias faz apelo à população para cumprir medidas de combate ao coronavírus

Nessa sexta-feira (26), o governador Wellington Dias fez um apelo à população piauiense para que possa cumprir os pontos do decreto estadual que impõem medidas restritivas e sanitárias para tentar conter a transmissibilidade do coronavírus e diminuir as internações em leitos clínicos, tendo em vista que o estado vive em uma situação delicada.
“Neste sábado e domingo quero pedir a sua atenção. Estamos há cerca de um ano com sistemáticas medidas de restrições e sei o quanto isso mexe com a vida das pessoas. Mas já estamos perto, já avançamos com a vacinação em andamento, e vacinando pessoas com até 85 anos, em breve vamos avançar mais. Mas temos que controlar o coronavírus. A situação é muito grave. Por isso, peço a vocês que deixem apenas os serviços essenciais previstos no decreto funcionando e nas suas casas garantam o distanciamento social, o uso de máscaras, o uso do álcool em gel, a higienização correta. Essa é uma batalha muito difícil e vamos vencer juntos”, disse.
Piauí
Forte chuva deixa ruas alagadas e veículos ilhados em Teresina

Uma forte chuva deixou vários ruas, principalmente na zona leste, alagadas na noite dessa última sexta-feira (26)) em Teresina. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para atender ocorrências e estragos causados pelo temporal.
Vários veículo ficaram ilhados e os motoristas precisaram de ajuda dos bombeiros para serem resgatados. Além disso, várias árvores acabaram caindo devido os fortes ventos e interromperam passagens de várias vias na capital piauense.
Em muitos bairros, os moradores ficaram sem o fornecimento de energia. Na amanhã deste sábado (27), os bombeiros segue trabalhando e atendendo ocorrências de retirada de árvores, que caíram durante a chuva de ontem.
Veja o vídeo registrado no cruzamento da Av. Homero de Castelo Branco com a Av. Jóquei Clube!
Piauí
Motorista fica ferido durante colisão entre duas carretas na BR-135 no Piauí

Um motorista de 45 anos, de identidade não revelada, ficou ferido durante um grave acidente envolvendo duas carretas na tarde dessa sexta-feira (26) na BR-135, no KM 558,0, no município de São Gonçalo do Gurguéia, no estado do Piauí.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente foi do tipo colisão lateral e envolveu uma carreta Volvo/FH 460 6X2T e uma carreta Volvo/FH 540 6X4T. Um dos motoristas sofreu lesões graves e o outro saiu ileso.
-
Polícia2 anos atrás
Mulher que debochou da polícia após ser presa com drogas é solta após audiência de custódia
-
Polícia11 meses atrás
Acusado de matar médica morre após colidir frontalmente contra caminhão em Teresina
-
Piauí2 anos atrás
Médico flagra animal ao lado de incubadora de bebê prematuro na Evangelina Rosa
-
Vai Encarar?2 anos atrás
Tranquem as portas: 200 presos fogem da Major César quebrando tudo
-
Silas Freire2 anos atrás
Ciro Nogueira tenta fechar emissora de Wellington Raulino
-
Polícia2 anos atrás
Filho de ex-coronel da PM-PI e mais 4 são presos por roubos a bancos em Campo Maior
-
Vai Encarar?1 ano atrás
Paciente renal perde transplante após ter passagens negadas enquanto WD viaja de jatinho para ver o Lula
-
Vai Encarar?2 anos atrás
UESPI terá palestra com o título “A filosofia como modo superior de dar o cu”