Siga as Redes Sociais

Piauí

‘Desumano’, relatam deputados após visita ao Hospital Tibério Nunes em Floriano-PI

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

A comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), visitou na manhã desta segunda-feira (27), o Hospital Regional Tibério Nunes em Floriano. E a situação encontrada na unidade hospitalar preocupou os parlamentares.

Logo na chegada, os deputados se depararam com pessoas aglomeradas nos corredores em cadeiras e macas sem colchonete, muitos deles, internados a pelo menos cinco dias. O fato gerou revolta na presidente da comissão, deputada Teresa Britto (PV), que questionou a administração do hospital.

“Estou me sentindo mal com toda essa situação. Nós temos que nos colocar no lugar dos pacientes. Não há condições de um paciente internado a espera de uma cirurgia ficar numa maca sem colchonete. Sabemos que há a questão da espera, mas a unidade hospitalar não ter um colchonete, um lençol para oferecer, é desumano, não há justificativa. O que falta aqui é gestão”, disse Teresa Britto.

Foto: Piauí Notícias

A deputada Lucy Silveira (PP), também se pronunciou sobre a visita.

“O que está faltando na verdade é um olhar mais humanitário. O diretor do hospital disse que está se sentindo mal com a situação, mas quem está sentindo isso somos nós. Viemos aqui para falar com a imprensa, com a população e com os profissionais de saúde para saber o que realmente acontece no hospital. Em uma entrevista, o senhor Edmar afirmou que aqui seria uma referência, o HUT dos outros municípios. Mas o que nós vimos foi um matadouro, infelizmente”, afirmou Lucy.

Gustavo Neiva (PSB), destacou a questão do atraso salarial dos funcionários e também os problemas de ordem estrutural. “Em conversa com os profissionais nos foi relatado que os salários estão atrasados, vimos a falta de humanização no atendimento, pacientes mal acomodados, falta de medicamentos, falta de material cirúrgico um verdadeiro caos”, relatou o deputado.

Foto: Piauí Notícias

O que diz os gestores do hospital

No momento da vistoria, o deputado Francisco Costa (PT), que foi secretário de Saúde e responsável pela nomeação dos técnicos do governo na área, também esteve presente, mas não se pronunciou sobre o fato.

Edmar Figueiredo, diretor do Hospital, tentou se justificar afirmando que a situação é resultado de uma superlotação pela qual vem passando unidade de saúde. “Nós estamos atendendo pacientes de todo o Piauí e não temos espaço para isso. Nossa equipe trabalha da melhor forma possível e admito que venham criticar nossos profissionais”.

A presença dos parlamentares foi solicitada pelos servidores do centro de saúde. A comitiva também foi composta pelos vereadores de Floriano, Antonio José, Davi Oka e Fábio Braga, além do promotor Arimatéia Dourado, representante do Ministério Público Estadual.

De acordo com os parlamentares, após a visita será elaborado um relatório que será encaminhado ao Ministério Público para que seja cobrado as devidas providências ao Governo do Estado.

Piauí

Estudantes do Piauí estão na lista das 53 redações nota 1000 do Enem

Confira o cronograma com as datas de inscrições nos programas!

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

As notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foram divulgadas nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e, estudantes de todo o Brasil já correram para verificarem suas pontuações. Em Teresina, as estudantes Letícia Islávia e Vitoria Costa conquistaram a nota máxima na redação e comemoraram o feito.

Letícia Islávia publicou em suas redes sociais: “felicidade que não cabe em mim, saber que todo esforço toda tentativa, todas as horas, todas as lágrimas valeram a pena”.

Este ano, apenas 53 estudantes atingiram nota máxima na redação do Enem, que teve como tema “A Democratização do Acesso ao Cinema no Brasil”.

Segundo o Inep, a maioria dos autores dos textos nota 1000, foram mulheres, um total de 32. Já no ranking nacional, quem lidera é o estado de Minas Gerais, com 13 redações notas máxima.

As notas estão disponíveis na Página do Participante e no aplicativo do Enem. É preciso fazer o login com o CPF e a senha cadastrada. Quem esqueceu a senha, pode recuperá-la pelo próprio sistema.

Agora os estudantes terão acesso apenas à nota que obtiveram na redação. O espelho da prova, que contém detalhes da correção dos textos, será divulgado em março, 60 dias após a divulgação do resultado individual. As notam não cabem recurso.

Os chamados treineiros, aqueles que fizeram o exame apenas para testar os conhecimentos, terão que esperar mais um pouco, as notas desses participantes serão divulgadas também em março. Esses candidatos não poderão usar o Enem para concorrer a vagas no ensino superior pelos programas federais.

Datas Sisu e ProUni

Os estudantes poderão usar suas notas para se inscreverem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou ProUni ou Fies. Confira os calendários:

Cronograma do Sisu 2020:

  • Abertura das inscrições: 21 de janeiro
  • Fim das inscrições: 23h59 de 24 de janeiro
  • Resultado: 28 de janeiro

Cronograma do Prouni 2020:

  • Início das inscrições: 28 de janeiro
  • Fim das inscrições: 31 de janeiro (às 23h59)
  • Primeira chamada: 4 de fevereiro
  • Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 4 a 11 de fevereiro
  • Segunda chamada: 18 de fevereiro
  • Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 18 a 28 de fevereiro
  • Adesão à lista de espera: 6 a 9 de março

Cronograma do Fies 2020:

  • Inscrições: 5 a 12 de fevereiro
  • Pré-seleção: 26 de fevereiro
  • Chamada da lista de espera: 26 de fevereiro a 31 de março
Continue Lendo

Teresina

Teresina tem baixo risco de infestação pelo Aedes aegypti, aponta levantamento

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Divulgação

Teresina registra baixo risco de infestação pelo mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. É o que indica o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2020, divulgado nesta sexta-feira (17), pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). Segundo a pesquisa, o Índice de Infestação Predial (IIP) – a relação entre o número de imóveis positivos para o mosquito pelo total pesquisado – da capital foi de 0,7%.

A pesquisa, feita entre os dias 08 e 14 de janeiro, foi realizada em todos os bairros da capital, que foram divididos em 32 estratos. Durante o LIRAa, que é feito quatro vezes ao ano, os agentes de endemias da FMS percorrem os imóveis em busca de focos do mosquito em potenciais criadouros. São enviados os índices de focos por meio da identificação tanto de larvas, como da forma adulta do inseto. Os dados obtidos servirão como base para o desenvolvimento de estratégias de combate ao Aedes aegypti e trabalhos educativos voltados à prevenção da dengue, zika e chikungunya.

“Este resultado de 0,4% é fruto do trabalho de rotina dos agentes de endemias e das ações de intensificação que são realizadas durante todo o ano, como a Faxina nos Bairros”, comenta Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS. A Faxina acontece todos os sábados em dois bairros de diferentes zonas da cidade. Neste sábado (18) será a vez dos bairros Samapi e Alto Alegre, zonas Leste e Norte respectivamente.

Na Faxina nos Bairros, os moradores dos locais são orientados pelos agentes de saúde a fazer uma limpeza dentro de suas casas e depositar o lixo na calçada no sábado, quando ele será recolhido pelas equipes da SDU. “Pedimos especial atenção para o lixo que não é recolhido pela limpeza regular, como eletrodomésticos e móveis de grande porte”, diz a gerente. Ainda no sábado, a equipe da FMS faz uma caminhada educativa, orientando a população sobre medidas preventivas de combate à dengue, zika e chikungunya e os males trazidos por estas doenças. As equipes se reúnem em um ponto de encontro a partir das 8h da manhã e de lá iniciam o percurso.

No Samapi, o ponto de encontro será na Capela Nossa Senhora das Graças, e será percorrido o quadrante formado pelas ruas José Torquato Viana, rua Apolo XI e Avenida Maria Antonieta Burlamaqui. Já no Alto Alegre, o ponto de encontro será no CMEI Anita Ferraz, com percurso no quadrante formado pelas ruas Castelo do Piauí, Amarante, Pescador Raimundo Salvino, Sapucaia e João Isidoro França.

“É bom ressaltar que o período chuvoso está iniciando e que a oferta de potenciais criadouros deve ser reduzida, ou seja, as pessoas devem ser vigilantes nos seus ambientes residenciais, de trabalho, de lazer e religiosos, e com isso retirar todo e qualquer depósito que possa acumular água e se transformar num criadouro. A responsabilidade é de todos”, alerta Oriana Bezerra.

Fonte: Semcom/PMT

Continue Lendo

Municípios

PI: Corpo de idoso, desaparecido há três dias, é encontrado boiando em açude

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Nesta sexta-feira (17) o corpo de um idoso identificado como Arão Gomes da Silva, de 72 anos, foi encontrado por populares boiando dentro de um açude na cidade de Água Branca-PI.

Arão, estava sendo procurado pela família desde a última quarta-feira (17), quando havia saído de casa. A polícia foi acionada e, as primeiras informações são de que o idoso, que é pescador, tenha ficado preso em uma rede de pesca e se afogado.

O Instituto Médico Legal (IML) esteve no local e realizou a remoção do corpo, que passará por um exame cadavérico. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Continue Lendo
Acqua Blu

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat