Siga as Redes Sociais

Piauí

‘Desumano’, relatam deputados após visita ao Hospital Tibério Nunes em Floriano-PI

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

A comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), visitou na manhã desta segunda-feira (27), o Hospital Regional Tibério Nunes em Floriano. E a situação encontrada na unidade hospitalar preocupou os parlamentares.

Logo na chegada, os deputados se depararam com pessoas aglomeradas nos corredores em cadeiras e macas sem colchonete, muitos deles, internados a pelo menos cinco dias. O fato gerou revolta na presidente da comissão, deputada Teresa Britto (PV), que questionou a administração do hospital.

“Estou me sentindo mal com toda essa situação. Nós temos que nos colocar no lugar dos pacientes. Não há condições de um paciente internado a espera de uma cirurgia ficar numa maca sem colchonete. Sabemos que há a questão da espera, mas a unidade hospitalar não ter um colchonete, um lençol para oferecer, é desumano, não há justificativa. O que falta aqui é gestão”, disse Teresa Britto.

Foto: Piauí Notícias

A deputada Lucy Silveira (PP), também se pronunciou sobre a visita.

“O que está faltando na verdade é um olhar mais humanitário. O diretor do hospital disse que está se sentindo mal com a situação, mas quem está sentindo isso somos nós. Viemos aqui para falar com a imprensa, com a população e com os profissionais de saúde para saber o que realmente acontece no hospital. Em uma entrevista, o senhor Edmar afirmou que aqui seria uma referência, o HUT dos outros municípios. Mas o que nós vimos foi um matadouro, infelizmente”, afirmou Lucy.

Gustavo Neiva (PSB), destacou a questão do atraso salarial dos funcionários e também os problemas de ordem estrutural. “Em conversa com os profissionais nos foi relatado que os salários estão atrasados, vimos a falta de humanização no atendimento, pacientes mal acomodados, falta de medicamentos, falta de material cirúrgico um verdadeiro caos”, relatou o deputado.

Foto: Piauí Notícias

O que diz os gestores do hospital

No momento da vistoria, o deputado Francisco Costa (PT), que foi secretário de Saúde e responsável pela nomeação dos técnicos do governo na área, também esteve presente, mas não se pronunciou sobre o fato.

Edmar Figueiredo, diretor do Hospital, tentou se justificar afirmando que a situação é resultado de uma superlotação pela qual vem passando unidade de saúde. “Nós estamos atendendo pacientes de todo o Piauí e não temos espaço para isso. Nossa equipe trabalha da melhor forma possível e admito que venham criticar nossos profissionais”.

A presença dos parlamentares foi solicitada pelos servidores do centro de saúde. A comitiva também foi composta pelos vereadores de Floriano, Antonio José, Davi Oka e Fábio Braga, além do promotor Arimatéia Dourado, representante do Ministério Público Estadual.

De acordo com os parlamentares, após a visita será elaborado um relatório que será encaminhado ao Ministério Público para que seja cobrado as devidas providências ao Governo do Estado.

Piauí

Motociclista morre após ser colhido por caminhão na BR 316

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Reprodução/Cidades na Net

Um acidente envolvendo uma motocicleta e um caminhão deixou um homem morto na BR 316 na noite dessa segunda-feira (30/11) na cidade de Vila Nova do Piauí.

Segundo testemunhas, a vítima fatal, identificada como Joaquim Luiz da Silva Souza, conduzia uma motocicleta Honda CG Today, quando foi colhido pelo caminhão na rodovia.

O motorista do veículo de carga evadiu-se do local sem prestar socorro à vítima, que acabou não resistindo aos ferimentos e veio a óbito ainda no local. O Instituto Médico Legal (IML) realizou a remoção do corpo.

A Policia Rodoviária Federal (PRF), investiga as causas do acidente e tenta identificar o outro veículo envolvido no acidente.

Continue Lendo

Piauí

Sejus lança Operação Fim de Ano no sistema prisional do Piauí

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Justiça do Piauí lançou, nesta segunda-feira (30), a Operação Fim de Ano. A operação iniciou com uma grande vistoria na Penitenciária Prof. José Ribamar Leite, a antiga Casa de Custódia de Teresina. A Operação Fim de Ano, da Sejus, seguirá até o início de janeiro de 2021 com ações em todas as unidades penais do Estado. 

Na primeira ação do planejamento das equipes da Sejus foi feita uma grande vistoria em todos os pavilhões da Penitenciária Prof. José Ribamar Leite. Os policiais penais da unidade, do Grupo Tático Prisional (GTP) e militares do Rocap e da Assistência Militar da Sejus finalizaram o procedimento e não foi encontrado nenhum celular, droga ou qualquer outro ilícito que pudesse comprometer o andamento da rotina carcerária do local. Estiveram em ação 45 policiais penais e 9 militares.

Segundo o Secretário de Justiça, Carlos Edilson, o objetivo da operação é assegurar a manutenção da ordem e da disciplina no sistema prisional piauiense. “Com bastante alegria, ao concluir essa operação, não encontramos nenhum material ilícito na unidade, coisa que, antigamente, ao fazermos esse mesmo procedimento encontrávamos diversos aparelhos celulares e armas brancas. Parabenizo a direção da unidade e todos os policiais penais que compõem esse presídio fazendo com que nós tenhamos uma unidade tranquila, e, consequentemente, uma sociedade em paz”, frisou o secretário.

Em 2019, na mesma época, a operação encontrou 37 celulares, 15 baterias, 469 pilhas e 44 ferros. Após a implantação de procedimentos, novas rotinas carcerárias e projetos que fomentam a ressocialização dos internos, a Sejus conseguiu evoluir e zerar a quantidade de ilícitos na unidade penal. As revistas minuciosas da Operação Fim de Ano seguirão até o início de 2021.

Continue Lendo

Teresina

Mulher morre eletrocutada em parada ônibus no Centro de Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Uma mulher identificada como Maria Lucélia Amarante da Silva, de 35 anos, morreu eletrocutada, nesta segunda-feira (30/11), na Avenida Frei Serafim, no Centro de Teresina, na área que fica em frente ao Centro de Ciências da Universidade Federal do Piauí (UFPI), próximo ao Hospital Getúlio Vargas.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a vítima estava em uma parada de ônibus, que fica entre dois trailers, e falava ao telefone, quando tocou em um aterramento e sofreu o choque. Ela acabou não resistindo, e veio a óbito ainda no local.

Após o ocorrido, a área foi isolada para realização da perícia. O corpo da mulher foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML).

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat