Oposição tomará atitude em relação à duplicação das BR's 316 e 343

Iniciada no ano de 2013, a conclusão das obras de duplicação das BR´s – 316 e 343 continuam inacabas. O convênio que prevê os recursos para a duplicação é de 2012 e tinha o prazo de execução de 720 dias. Entretanto, as empresas licitadas abandonaram a obra por falta de pagamento.

A empresa vencedora da licitação foi a Getel, que deixou o canteiro sem concluir os trabalhos. Então, foi convocada a Construtora Copa, segunda colocada, que chegou a retomar os serviços, mas em poucas semanas retiraram os equipamentos, pelo meso motivo.

De acordo com o deputado Gustavo Neiva (PSB), não há explicações para as obras não terem sido entregues, uma vez que, as operações de crédito vem desde o governo de Wilson Martins, que ao término do seu mandato, deixou recursos suficientes para a conclusão.

“Essas referidas obras estão paralisadas a bastante tempo. Vale ressaltar que elas sempre receberam financiamento de operações de crédito que vem desde o governo Wilson Martins. Ele, ao término de seu mandato deixou recursos em caixa suficientes para a conclusão das duplicações das entradas de Teresina. Foi então que o governo Wellington Dias assumiu, e colocou a obra em mais operações de crédito, infelizmente, passado todo esse tempo, a gente não consegue entender o porque ainda não foram concluídas”, disse o deputado.

Atualmente a concessão da obra está com o Departamento de Estradas e Rodagens do Piauí (DER), e de acordo com Gustavo, a bancada de oposição vai encaminhar um requerimento à Alepi solicitando explicações sobre o projeto.

“O mais difícil são os recursos financeiros, e elas tem um recurso assegurado. Essas obras estão causando um grande transtorno para a população, que entra ano, sai ano, e não vê a conclusão. Essa é uma situação preocupante, e nós da oposição, vamos solicitar na Alepi, através de requerimento, explicações ao DER, para que nós possamos saber a real situação dessas obras. Em que fase está e qual o problema que está acontecendo. Pois pelo histórico, nós temos a certeza que os recursos financeiros já foram alocados por diversas vezes”, concluiu.

Sobre a duplicação

Em 2012, o então governador, Wilson Martins, conseguiu aprovar na Assembleia uma operação de crédito de R$ 300 milhões junto à Caixa Econômica Federal, que seria investido em obras de mobilidade urbana.

O projeto abrange o trecho entre a Ladeira do Uruguai e o viaduto da Miguel Rosa. Prevendo a duplicação das saídas de Teresina, pelas BR´s -343 e 316, numa extensão de 10 quilômetros em direção a Altos e mais 10 quilômetros em direção a Demerval Lobão.