Siga as Redes Sociais

Piauí

Projeto vai conectar 96 cidades via 5 mil quilômetros de fibra ótica de norte a sul do Piauí

Redação Encarando

Publicado

em

O governador Wellington Dias visitou, nesta segunda-feira (27), a sede do Piauí Conectado, em Teresina, para conferir os novos equipamentos e a distribuição dos pontos de acesso pelo estado. O projeto é resultado de uma parceria público-privada (PPP) e implantará 5 mil quilômetros de fibra ótica de norte a sul do Piauí, com 1.500 pontos de internet instalados, conectando 96 cidades e beneficiando 80% da população, com geração de emprego e renda.

“Vamos caminhar para um novo momento no Piauí Conectado. Já saímos da parte de testes e os pontos já começaram a ser utilizados. Essa conexão muda a forma de trabalhar, pois coloca para todo o Piauí 64 GB. Em cada região vamos ter 30 MB”. É desenvolvimento na área de comunicação, com alta tecnologia e alta velocidade”, disse o governador.

No dia 15 de abril, foi concluída a instalação dos primeiros 26 pontos de internet do programa na cidade de Campo Maior. Eles foram instalados em escolas, na Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e na delegacia da cidade, a fim de contribuir no trabalho administrativo das instituições e promover o acesso dos alunos a uma internet de qualidade.

A próxima etapa será em Teresina, com previsão de instalação de 360 pontos na capital. “Mostramos os projetos que já estão em execução e que serão executados. Em Teresina, já são 360 pontos. Um total de 500km de fibra ótica instalados na capital, em Campo Maior e Parnaíba. Com esse trabalho, já são 150 empregos diretos gerados”, afirmou o diretor presidente da SPE PI Conectado, Emerson Silva.

De acordo com a superintendente de Parcerias e Concessões do Estado, Viviane Moura, o Piauí Conectado levará internet de qualidade e maior conectividade para a população, além da geração de empregos, principal retorno da rede de fibra ótica no estado. “Há um mês, a SPE entregou 23 pontos em Campo Maior, que serão liberados para uso em junho. Também vamos entregar, em junho, mais 173 pontos prontos para serem utilizados pela administração estadual: internet de qualidade e velocidade, com maior conectividade para escolas, hospitais e delegacias. São mais de 30 colaboradores, alguns deles contratados considerando a situação de vulnerabilidade, que estavam desempregados e tinham apenas o ensino médio”, destacou a gestora.

O técnico de infraestrutura da PSE Piauí Conectado, David Magalhães, disse que antes estava desempregado e agora já pode contar com um emprego formal perto de casa. “Antes eu era autônomo, trabalhava por conta própria e vivia de ‘bico’. Saí da informalidade, passei a ter a carteira assinada e tenho muita esperança que venha a melhorar não só a minha, mas de outras pessoas que foram contratadas”, disse o técnico.

Fonte: Governo do Estado do Piauí

Piauí

Wellington Dias faz apelo à população para cumprir medidas de combate ao coronavírus

Avatar

Publicado

em

Nessa sexta-feira (26), o governador Wellington Dias fez um apelo à população piauiense para que possa cumprir os pontos do decreto estadual que impõem medidas restritivas e sanitárias para tentar conter a transmissibilidade do coronavírus e diminuir as internações em leitos clínicos, tendo em vista que o estado vive em uma situação delicada.

“Neste sábado e domingo quero pedir a sua atenção. Estamos há cerca de um ano com sistemáticas medidas de restrições e sei o quanto isso mexe com a vida das pessoas. Mas já estamos perto, já avançamos com a vacinação em andamento, e vacinando pessoas com até 85 anos, em breve vamos avançar mais. Mas temos que controlar o coronavírus. A situação é muito grave. Por isso, peço a vocês que deixem apenas os serviços essenciais previstos no decreto funcionando e nas suas casas garantam o distanciamento social, o uso de máscaras, o uso do álcool em gel, a higienização correta. Essa é uma batalha muito difícil e vamos vencer juntos”, disse.

Continue Lendo

Piauí

Forte chuva deixa ruas alagadas e veículos ilhados em Teresina

Avatar

Publicado

em

Uma forte chuva deixou vários ruas, principalmente na zona leste, alagadas na noite dessa última sexta-feira (26)) em Teresina. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para atender ocorrências e estragos causados pelo temporal.

Vários veículo ficaram ilhados e os motoristas precisaram de ajuda dos bombeiros para serem resgatados. Além disso, várias árvores acabaram caindo devido os fortes ventos e interromperam passagens de várias vias na capital piauense.

Em muitos bairros, os moradores ficaram sem o fornecimento de energia. Na amanhã deste sábado (27), os bombeiros segue trabalhando e atendendo ocorrências de retirada de árvores, que caíram durante a chuva de ontem.

Veja o vídeo registrado no cruzamento da Av. Homero de Castelo Branco com a Av. Jóquei Clube!

Continue Lendo

Piauí

Motorista fica ferido durante colisão entre duas carretas na BR-135 no Piauí

Avatar

Publicado

em

Um motorista de 45 anos, de identidade não revelada, ficou ferido durante um grave acidente envolvendo duas carretas na tarde dessa sexta-feira (26) na BR-135, no KM 558,0, no município de São Gonçalo do Gurguéia, no estado do Piauí.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente foi do tipo colisão lateral e envolveu uma carreta Volvo/FH 460 6X2T e uma carreta Volvo/FH 540 6X4T. Um dos motoristas sofreu lesões graves e o outro saiu ileso.

Devido o acidente, os dois veículos ficaram atravessados na rodovia, havendo interdição total da via. Foi feito desvio lateral para veículos de pequeno porte.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat