Siga as Redes Sociais

Piauí

HUT já realizou mais de quatro mil atendimentos de vítimas do trânsito em 2019

Redação Encarando

Publicado

em

Os dados estatísticos divulgados pelo Hospital de Urgência de Teresina (HUT) revelaram que somente esse ano foram atendidas 4.175 pessoas vítimas do trânsito. Os acidentes com motocicletas ainda representam mais de 80% das ocorrências e permanecem como primeiro motivo de procura a assistência médica, equivalendo a 17% do atendimento geral do HUT.

Dentre esses atendimentos, no período de janeiro a maio, estão 3.550 vítimas de acidentes com motocicletas, 417 atropelamentos, 167 de carro e 41 com outros veículos. De acordo com a diretora geral do HUT, Dra. Clara Leal, os pacientes que chegam em estado grave têm uma probabilidade muito maior de sair com sequelas, podendo, inclusive, comprometer a realização de atividades básicas do dia a dia.

“Dentre os acidentes com motocicleta, o gênero masculino lidera com 78% desse total. Esses dados são preocupantes, pois quase 60% das vítimas são jovens com idade entre 21 e 40 anos e muitos estão recebendo alta com sequelas permanentes. É preciso ter mais prudência no trânsito. Essas pessoas, geralmente, são a única fonte de renda da família”, explicou a diretora.

Erivelton da Silva, 24 anos, é do município de União e está internado no HUT desde o dia 23 de março, após sofrer um acidente com motocicleta. Ele conta que foi passar o final de semana na casa dos pais e no caminho colidiu com um caminhão. “Fui fazer uma curva fechada e não vi uma caçamba que vinha na contramão. Tentei desviar, mas acabei batendo na lateral da caçamba. Quebrei a perna em dois lugares, e o braço. Fiquei nove dias internado na UTI e passei por duas cirurgias”, comentou Erivelton.

Segundo o ortopedista do HUT, Dr. Osvaldo Mendes, quase 60% das cirurgias ortopédicas são de pacientes vítimas de acidentes de trânsito. “Realizamos por mês uma média de 1.200 cirurgias. São fraturas graves que requer longos períodos de internação. Além das sequelas, esses pacientes perdem parte de membros ou todo o membro causando grandes traumas. Como muitos acidentes são provocados por conta da alta velocidade, as principais lesões são no sistema muscular esquelético e neurológico”, destacou o médico.

O HUT é o único hospital do Piauí que oferece a população atendimento de urgência e emergência em 30 especialidades médicas, 24 horas por dia. Esses profissionais são especialistas em assistência ao trauma, e esse ano essas equipes já realizaram 41.721 atendimento e 10.396 cirurgias. “Estamos sempre preocupados em oferecer uma assistência de qualidade, pois nossa missão é salvar vidas e para isso não medimos esforços”, finaliza Clara Leal.

Fonte: PMT

Saúde

Médico de 75 anos é o primeiro piauiense vacinado contra a Covid-19

Avatar

Publicado

em

O médico obstetra Joaquim Vaz parente, de 75 anos, foi o primeiro piauiense a ser vacinado contra a Covid-19. A aplicação da dose da vacina CoronaVac aconteceu na tarde desta segunda-feira (18) durante cerimônia no pátio da Sesapi, na zona sul de Teresina. Dr. Joaquim atua há 45 anos na da Maternidade Dona Evangelina Rosa, e já realizou em torno de 20 mil partos em toda sua vida profissional, e fez o terceiro parto da história da MDER.

Segundo o médico Joaquim Vaz, a vacina CoronaVac representa uma luz no fim do túnel. “Esse momento pode ser coroado com o aparecimento dessa luz no fim do túnel, que para nós pode representar o primeiro processo de estagnação, a primeira barreira erguida contra esta pandemia que tanto tem assolado o mundo, o Brasil, e o nosso Piauí. (..) O que me resta é agradecer à Deus por ter a partir de agora um processo de imunização contra o Coronavírus”, disse.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Dr. Gilberto Alburqueque, acredita que em poucos dias mais de 11 mil pessoas estarão livres do Coronavírus, pois a chance é menor de alguém ser contagiada e transmitir a doença. “Nós teremos, em poucos dias, mais de 11 mil pessoas certamente estarão livres desta doença. Diante de uma pandemia dessa que o mundo inteiro se ajoelhou quando chega o nosso principal defensor, que é a vacina, temos que agradecer”, comemorou o Dr. Gilberto.

O governador do Piauí, Wellington Dias, revelou durante o evento que deseja que todos, de norte ao sul do Piauí, sejam vacinados. “No Piauí nós vamos participar, e vamos nos vacinar em cada município do estado. Porque sabemos que o ato de vacinar ele não é um ato egoísta, pensando apenas na sua prevenção de evitar o Coronavírus. O ato de vacinar é um ato de respeito ao outro para que a gente possa garantir as condições de ter, com o ato de nossa vacina, a proteção de outras pessoas. (…) A vacinal, talvez seja a arma mais forte que nós temos para esse inimigo comum, o Coronavírus. Ele continua entre nós, e eu sei que o medo também, mas a partir de hoje, com a vacina, no Piauí, e para o bem do Piauí e de todo o Brasil, eu volto a dizer: nós vamos vencer!”, falou o Wellington Dias.

Confira a lista dos profissionais da saúde que foram vacinados na solenidade:

1°: O médico Joaquim Vaz, de 75 anos, que atua há 45 anos na da Maternidade Dona Evangelina Rosa, já realizou em torno de 20 mil partos em toda sua vida profissional, e fez o terceiro parto da história da MDER;

2°: A enfermeira Modestina Bezerra da Silva, de 60 anos, enfermeira da UTI Covid-19, do Hospital Infantil Lucídio Portella;

3°: A enfermeira Ana Maria Brito dos Santos, de 52 anos, técnica de enfermagem e atua há 35 anos na unidade saúde e do Hospital da Polícia Militar, da ala Covid-19;

4°: A técnica de enfermagem Marta Regina de Sousa Madeira, de 42 anos, funcionária do Hospital Getúlio Vargas também receberá a dose de CoronaVac;

5°: A enfermeira Sheyla Barbosa dos Santos, de 33 anos, atua na UTI Covid-19 do Hospital Natan Portella, e foi responsável por receber o primeiro paciente com o vírus na unidade de saúde.

6°: A médica Amariles de Sousa Borba, de 77 anos, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS)

Continue Lendo

Teresina

FMS define público-alvo da 1ª etapa da vacinação contra Covid-19 em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

A equipe técnica da Fundação Municipal de Saúde (FMS) esteve reunida nesta segunda-feira (18) e definiu que as 11 mil doses da vacina Coronavac que chegarão à Teresina serão aplicadas em profissionais de saúde da rede pública e privada; idosos, deficientes e profissionais de instituições de longa permanência (asilos) nesta etapa da campanha.

“Nossa logística de aplicação das doses foi pensada de acordo com a quantidade que receberemos nesse primeiro momento”, diz Gilberto Albuquerque, presidente da FMS. O Ministério da Saúde recomenda que 34% das doses de cada Estado sejam destinadas para profissionais de saúde.

Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS, diz que em Teresina, as doses serão direcionadas, prioritariamente, aqueles profissionais que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) exclusivas COVID, os que trabalham em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) COVID, os profissionais que trabalham em urgências e emergências de hospitais, os que atuam nas alas COVID das unidades e os profissionais que trabalham no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

“A FMS está fazendo todo o levantamento interno de seus profissionais que serão vacinados nesta primeira fase. E está recebendo os nomes daqueles que trabalham em unidades de saúde Estaduais e particulares. A lista de vacinados será nominal, com nome completo, cargo e unidade em que trabalham”, explica Amariles Borba.

Continue Lendo

Saúde

Vacinas contra Covid-19 chegam ao Piauí e são levadas para sede da Sesapi

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

As 61.160 mil doses da vacina Coronavac já estão em solo piauienses. As doses foram trazidas em um avião da Força Área Brasileira (FAB) e desembarcaram no Aeroporto Petrônio Portella, em Teresina.

Após desembarque as vacinas foram encaminhadas para a Central de Frio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). Agentes da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária (PRF) dão apoio ao translado.

Segundo informado pelo governo do Estado, do total, serão destinados 28.651 mil doses para profissionais da saúde, dez para pessoas com deficiência institucionalizadas, 460 doses para pessoas com mais de 60 anos institucionalizadas e 21 para indígenas vivendo em terras demarcadas. O quantitativo engloba tanto a primeira e a segunda dose da vacina para os grupos previstos na primeira fase de vacinação do estado do Piauí.

Ainda nesta segunda-feira (18), acontece, no pátio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) a imunização dos primeiros piauienses contra a Covid-19.  São cinco profissionais de saúde que receberão a dose da CoronaVac.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat