Médicos da rede estadual irão paralisar atendimentos em hospitais pela terceira vez no ano

Pela terceira vez este ano, os médicos servidores públicos do Estado do Piauí irão suspender os atendimentos nos hospitais estaduais, salvo em caso de urgências.

A decisão foi realizada através de votação realizada pelo Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI), e por unanimidade, os profissionais optaram por realizarem uma terceira paralização nos dias 05, 06 e 07 de junho.

Samuel Rêgo, presidente do Simepi, enfatiza a importância do movimento e relata a omissão do Governo. “Esse silêncio do Estado é uma verdadeira omissão, o que piora a crise e o caos que se encontra a saúde. Nós temos propostas, mas infelizmente o Estado tem se posicionado com essa forma irresponsável. A categoria médica segue firme e unida na luta, pois o movimento não vai parar até que o governo entenda que precisa sentar e encontrar soluções para sair dessa crise”, comenta.

Lúcia Santos, diretora do Simepi e da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), explica que o movimento é um grito de socorro da categoria. “A situação em que se encontra a saúde pública vem se arrastando e piorando ao longo dos anos. São estruturas físicas que colocam em risco os pacientes e nós médicos também, pois nossa profissão tem uma responsabilidade muito grande e isso vem sendo inviabilizado. O que a categoria vem pedindo é justo, pois são direitos, melhores condições de trabalho e o cumprimento da carreira médica”, explica.

A diretora ainda afirma que não houve contrapartida do Estado em dialogar com a categoria. “Estamos à disposição para conversar, temos caminhos para isso e o nosso movimento é a única forma do Governo entender, quando não cumpre a sua função. Precisamos chamar a atenção da população e imprensa para o caos em que se encontra a saúde pública em nosso Estado”, enfatiza.