Siga as Redes Sociais

Piauí

Criança de 7 anos salva primo engasgado com espinha de peixe

Redação Encarando

Publicado

em

Na tarde da última terça-feira (04), uma criança de 7 anos de idade salvou o primo de 3 anos, que havia se engasgado com uma espinha de peixe, no bairro Santo Antônio, zona Sul de Teresina. Walter Neto é aluno do projeto Samuzinho, iniciativa do SAMU de Teresina, que prepara crianças para situações de urgência e emergência.

Segundo Ana Gabriela, mãe do samuzinho Walter Neto, os adultos que estavam próximos tentaram desengasgar a criança, mas sem êxito. “O meu filho teve a iniciativa de fazer o procedimento, do mesmo jeito que ensinaram no SAMU. Fiquei muito feliz, porque realmente ele aprendeu e teve a atitude de ajudar”.

O SAMU é um programa do Governo Federal, administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e que presta atendimento em casos de urgência clínica, traumática, obstétrica e psiquiátrica. Atualmente são 11 ambulâncias, que ficam estrategicamente distribuídas na cidade, sendo oito de suporte básico e três de suporte avançado, além de quatro motolâncias, que são motos pilotadas por técnicos de enfermagem.

Cerca de cinquenta crianças de 7 a 12 anos fazem parte do projeto Samuzinho e estão aprendendo sobre primeiros socorros, podendo atuar como multiplicadoras de informação. De acordo com a diretora geral do SAMU de Teresina, Francina Amorim, o projeto interfere positivamente na comunidade, levando informações que podem salvar vidas. “As aulas acontecem quinzenalmente, onde ensinamos técnicas de primeiros socorros e como agir em situações de parada cardíaca, engasgo e choque. As crianças ainda tem a oportunidade de aprender sobre o funcionamento e trabalho dos órgãos”, comenta.

A coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do SAMU de Teresina, Laurimary Caminha, conta que ao receber a notícia, ficou bastante emocionada. “A gente realiza os treinamentos para que os pequenos possam orientar os adultos em uma situação de urgência e emergência. O cronograma de aulas é bem abrangente, abordando técnicas que ajudam a agir de forma correta e eficaz”, comemora.

Fonte: PMT

Teresina

Concurso para Câmara de Teresina será em 14 de março

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

As provas objetiva e discursiva do Concurso Público da Câmara Municipal de Teresina, foram marcadas e deverão ser aplicadas no dia 14 de março de 2021. O horário e local serão informados por meio do Cartão de Informação do Candidato a partir do dia 3 de março, no site do Instituto AOCP, instituição organizadora do certame.

Inicialmente, a prova estava prevista para o final do ano passado, mas em virtude das medidas adotadas em razão da epidemia da Covida-19, o COE/PI (Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública do Piauí) adiou a realização no decorrer de 2020 e deixou para a data ser remarcada neste ano.

ACESSE AQUI E ACESSE A RETIFICAÇÃO

O Instituto AOCP, em conjunto com a Câmara, estudou o controle da pandemia no Estado, bem como decretos e legislações pertinentes para a melhor decisão quanto a confirmação da aplicação.

Na data da prova, todas as medidas cabíveis com relação a segurança do candidato serão adotadas, respeitando as exigências dos órgãos de Saúde, assim como uso obrigatório de máscaras, distanciamento devido entre as mesas das pessoas, distribuição de cartazes com orientações nos locais e demais ações pertinentes ao assunto.

O Instituto tem disponível em seu site um Protocolo de Biossegurança.

É importante que o candidato fique atento ao canal oficial de divulgação para ficar inteirado de todos os processos.

O concurso, ao todo, oferece nove vagas, entre elas, a de Assistente Legislativo, que requer Nível Médio, e os demais cargos são de Nível Superior nas áreas jurídicas e de informática: Analista de Informática, Assessor Jurídico Legislativo e Procurador.

Continue Lendo

Piauí

MP apura denúncias de irregularidades após prefeitos do PI receberem vacina contra Covid-19

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O Ministério Público do Piauí informou que promotores das cidades de Guaribas e Uruçuí estão apurando se os prefeitos Joércio de Andrade (MDB) e Dr. Wagner Coelho (PP), cometeram irregularidades à campanha de vacinação contra a Covid-19. Os gestores compartilharam, em suas redes sociais, fotos da solenidade de entrega das doses da vacina, nas quais os próprios foram vacinados.

O prefeito de Guaribas, Joércio Andrade disse que resolveu se vacinar para incentivar a população. Enquanto Dr. Wagner, de Uruçuí, alegou ter sido convidado pelos próprios profissionais da saúde, além de também se enquadrar nas prioridades definidas no plano de imunização.

O MP informou ainda que, caso os gestores tenham recebido as vacinas contrariando as orientações do Governo Federal e da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), ambos poderão responder pelo ato de improbidade administrativa.

A Ordem do Advogados do Brasil, seccional Piauí, (OAB-PI), também se manifestou sobre o ocorrido e informou que solicitará a todos os municípios uma listas com os nomes das pessoas vacinadas, para que sejam acompanhados se os critérios de vacinação estão sendo respeitados.

Continue Lendo

Teresina

Contratos de imóveis alugados pela Prefeitura de Teresina serão revisados

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Teresina informou nesta quarta-feira (20/01) que está reavaliando contratos de aluguéis e a organização da estrutura física dos órgãos responsáveis pela gestão da capital.

De acordo com o prefeito, Dr, Pessoa (MDB), a iniciativa visa a redução de custos para o funcionamento da administração pública municipal, a

“A finalidade é a contenção das despesas, diminuindo a quantidade de prédios alugados, tendo uma condensação maior das secretarias sem prejudicar o bom funcionamento da máquina pública”, explicou Pessoa.

Nesta quarta-feira (20/01), o gestor visitou a sede da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete), na zona Leste. A estrutura de dois pisos com custo mensal acima dos R$ 25 mil deve dividir espaço com outras pastas.

“É um dos prédios que estamos vendo se há capacidade para acomodação de, pelo menos, outras duas secretarias”, pontua o chefe do executivo municipal, que ainda pretende renegociar valores de edifícios alugados para o município.

Além da Arsete, outros órgãos como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC) e a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) não funcionam em sede própria e serão realocadas para um novo espaço de menor custo gerando economia para o município.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat