Siga as Redes Sociais

Piauí

Criança de 7 anos salva primo engasgado com espinha de peixe

Redação Encarando

Publicado

em

Na tarde da última terça-feira (04), uma criança de 7 anos de idade salvou o primo de 3 anos, que havia se engasgado com uma espinha de peixe, no bairro Santo Antônio, zona Sul de Teresina. Walter Neto é aluno do projeto Samuzinho, iniciativa do SAMU de Teresina, que prepara crianças para situações de urgência e emergência.

Segundo Ana Gabriela, mãe do samuzinho Walter Neto, os adultos que estavam próximos tentaram desengasgar a criança, mas sem êxito. “O meu filho teve a iniciativa de fazer o procedimento, do mesmo jeito que ensinaram no SAMU. Fiquei muito feliz, porque realmente ele aprendeu e teve a atitude de ajudar”.

O SAMU é um programa do Governo Federal, administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e que presta atendimento em casos de urgência clínica, traumática, obstétrica e psiquiátrica. Atualmente são 11 ambulâncias, que ficam estrategicamente distribuídas na cidade, sendo oito de suporte básico e três de suporte avançado, além de quatro motolâncias, que são motos pilotadas por técnicos de enfermagem.

Cerca de cinquenta crianças de 7 a 12 anos fazem parte do projeto Samuzinho e estão aprendendo sobre primeiros socorros, podendo atuar como multiplicadoras de informação. De acordo com a diretora geral do SAMU de Teresina, Francina Amorim, o projeto interfere positivamente na comunidade, levando informações que podem salvar vidas. “As aulas acontecem quinzenalmente, onde ensinamos técnicas de primeiros socorros e como agir em situações de parada cardíaca, engasgo e choque. As crianças ainda tem a oportunidade de aprender sobre o funcionamento e trabalho dos órgãos”, comenta.

A coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do SAMU de Teresina, Laurimary Caminha, conta que ao receber a notícia, ficou bastante emocionada. “A gente realiza os treinamentos para que os pequenos possam orientar os adultos em uma situação de urgência e emergência. O cronograma de aulas é bem abrangente, abordando técnicas que ajudam a agir de forma correta e eficaz”, comemora.

Fonte: PMT

Piauí

Empresário morre após ser atropelado na zona sul de Teresina

Avatar

Publicado

em

O empresário identificado como João Pinto Filho morreu na noite dessa segunda-feira (28) após ter sido atropelado na Avenida Walfrido Salmito, próximo ao Carvalho do bairro Promorar, localizada na zona sul de Teresina.

De acordo com informações preliminares da Polícia Militar, o empresário estava pilotando uma motocicleta quando acabou se desequilibrando, e caiu da motocicleta. Após a queda, o empresário acabou sendo atropelado por um carro que vinha logo atrás.

A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do acidente. O motorista do veículo fugiu, e ainda não foi localizado. O Instituto de Medicina Legal (IML) esteve no local para remover o corpo. O caso será investigado pela Polícia Civil.


Continue Lendo

Piauí

Piauí registra seis mortes e 494 casos de Covid-19 em 24 horas

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou nessa segunda-feira (28), que o estado do Piauí registrou em 24h, 06 óbitos e 494 casos da doença. No total, o Piauí contabiliza 95.227 casos confirmados e 2.107 mortes.

Dos seis óbitos, cinco eram homens e uma era mulher, que não resistiram às complicações da Covid-19. Eles eram naturais das cidades de Lagoa do Sítio (33 anos), Piripiri (71 anos), São Miguel do Tapuio (72 anos), Teresina (62 e 75 anos). A mulher era de Água Branca (90 anos). Todas as vítimas tinham doenças relacionadas. 

As 224 cidades piauienses foram atingidas pela pandemia. Os casos confirmados no estado somam 95.227. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2107 e foram registrados em 172 municípios. 

Continue Lendo

Piauí

Filho ateia fogo no próprio carro durante briga com o pai na zona sul de Teresina

Avatar

Publicado

em

O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar um incêndio em um veículo na tarde dessa segunda-feira (28) na Rua Firmino da Paz, no bairro Tabuleta, na zona sul de Teresina. O incêndio foi provocado propositalmente durante uma briga entre pai e filho.

Conforme o Corpo de Bombeiros, populares informaram que pai e filho brigaram, e após a confusão o filho saiu para comprar gasolina e ateou fogo no próprio veículo. As chamas consumiram rapidamente o carro, pois tinha material inflável dentro do automóvel.

As equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam rapidamente para que as chamas não atingissem as residências vizinhas.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat