Dos 40 casos suspeitos de malária em Joca Marques, seis são confirmados

Dos 40 casos suspeitos de malária registrados no município de Joca Marques, seis foram confirmados nesta sexta-feira (07).

Uma força tarefa organizada pela secretarias estadual e municipal de Saúde será realizada para investigar a possibilidade de um possível surto da doença no município.

Segundo o superintendente estadual de assistência de alta complexidade, Alderico Tavares, na próxima segunda-feira (10), uma equipe especializada estará na cidade para prestar orientação a população e realizar um serviço de dedetização com um carro fumacê a fim de evitar possíveis proliferações através do mosquito anopheles, transmissor da doença.

Alderico ainda explicou sobre a origem da infecção. “Algumas pessoas daquela região viajam para zona endêmicas da Amazônia e do Pará, nos garimpos, depois retornam infectados com o protozoário e são picados pelo mosquito anopholes, e este, ao picar outra pessoa, transmite a doença, gerando um ciclo”, disse o superintendente em entrevista à TV Cidade Verde.

Principais sintomas

Febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça, são alguns dos sintomas da malária, que podem ocorrer de forma cíclica, segundo o Ministério da Saúde.