Siga as Redes Sociais

Piauí

Mais R$ 21 mi em recursos para a saúde não foram aplicados pelo Estado

O MPF ajuizou ação junto à Justiça Federal para obrigar o Estado a adotar medidas para a modernização do parque tecnológico do HGV e para o funcionamento do serviço de neurocirurgia do HU.

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O Ministério Público Federal (MPF – PI), ajuizou junto à Justiça Federal, um pedido de liminar, em sede de tutela provisória de urgência cautelar incidental, que obriga o Estado do Piauí a adotar medidas concretas para promover a modernização do parque tecnológico do Hospital Getúlio Vargas (HGV), e para que o Hospital Universitário (HU) adote providências para o funcionamento pleno do serviço de neurocirurgia.

Em 2013 foram repassados pelo Ministério da Saúde, através do Fundo Nacional de Saúde, um montante referente a R$ 21.095.020,72, que seria utilizado na reestruturação do Parque Tecnológico do HGV. Mas, segundo o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), o Estado jamais efetuou qualquer despesa com o uso desses recursos em benefício da saúde da população.

De acordo com o procurador da República Kelston Pinheiro Lages, que requereu a ação, é inadmissível que um montante tão alto ainda não tenha sido devidamente utilizado pelos gestores públicos, uma vez que, foi identificado falta de estrutura adequada para atender a demanda de pacientes de neurocirurgia, fato que foi confirmado durante a inspeção realizada pelo Juízo.

“ Isso demonstra um quadro caótico e de ineficiência administrativa. Há a necessidade imperiosa do acolhimento dos pedidos da ação pelo Poder Judiciário, pois apesar das medidas e diligências adotadas, como as inspeções judiciais realizadas no HGV, HUT e HU, o quadro continua caótico e as pessoas a morrer na fila de espera, sem prejuízo da apuração das responsabilidades dos autores nas esferas da improbidade criminal. Causa perplexidade e um grande paradoxo que um montante tão vultoso ainda não tenha sido utilizado pelos gestores públicos em benefício da população num cenário como esse”, disse.

A ação ainda cobra que o Estado apresente um cronograma com os respectivos prazos de conclusão das etapas da modernização do parque tecnológico, em conjunto com as demais medidas de urgência solicitadas. O MPF requer também que seja determinado ao HU a imediata adoção das providências para funcionamento pleno do serviço de neurocirurgia, especialmente, em razão da recém-contratação dos médicos, conforme informado pelo Superintendente HU – UFPI/EBSERH, José Miguel Luz Parente.

Informações: MPF-PI

Teresina

FMS inova e abre quatro UBS’s aos domingos para atender casos gerais de saúde

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

A partir deste sábado, dia 26, quatro Unidades Básicas de Saúde da rede municipal de Teresina passarão a funcionar também aos domingos, de 7h às 19h, para atender casos gerais de saúde. O objetivo é proporcionar o serviço de Atenção Básica em Saúde para aquele público que não pode comparecer às unidades durante a semana. Quem precisar, poder fazer consultas preventivas também aos finais de semana nas unidades do Portal da Alegria, Porto Alegre, Santa Isabel e Mafrense.

“Aos sábados e domingos vamos oferecer todos os serviços de atenção básica que já são ofertados durante a semana, como coleta de exames, vacina de rotina, consulta médica, pré-natal, curativo, retirada de sonda, dentre outros”, informa Kledson Batista, diretora de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina.

A capital possui 90 UBS’s, que estão divididas, durante a pandemia da Covid-19, quanto à forma de atendimento. Das 90, 22 atendem exclusivamente casos suspeitos de Covid e das demais 68 atendem casos gerais de saúde. “Estamos inovando, pois além das 22 UBS´s Covid que já abrem de domingo a domingo, teremos 4 que também abrirão todos os dias da semana, mas atendendo casos gerais de saúde”, explica Kledson Batista.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é o contato preferencial dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. É instalada perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem e, com isso, desempenha um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade.

Na UBS, é possível receber atendimentos básicos e gratuitos em Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Fonte: Ascom/FMS

Continue Lendo

Municípios

Vigilante morre após colidir motocicleta em animal na PI 113

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Um vigilante identificado como Rafael Fernandes morreu no início da noite dessa quinta-feira (24), após sofrer um grave acidente na PI 113 entre as cidades de José de Freitas e Teresina.

Segundo informações de populares, a vítima conduzia uma motocicleta, Honda Bros, quando colidiu com um animal que estava no meio da pista.

Duas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram ao local do acidente, mas Rafael foi a óbito ainda no local do acidente.

Continue Lendo

Teresina

Motociclista morre após colidir contra carro na zona Sul de Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Uma mulher de 29 anos, morreu na noite de quinta-feira (24), após se envolver em um grave acidente na Avenida Barão de Castelo Branco, na zona Sul de Teresina.

De acordo com testemunhas, atentou ultrapassar um outro veículo e acabou colidindo na lateral do mesmo, perdendo o controle e caindo na pista. Ainda segundo relatos, ela sofreu uma forte pancada na cabeça.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ainda chegou a ser acionada e prestou socorro à vítima, mas ela acabou não resistindo, vindo a óbito no local. 

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat