Trabalhadores em situação análoga à escravidão são resgatados de pedreira no PI

Um grupo formado por 11 trabalhadores foi resgatado por uma equipe do Ministério do Público do Trabalho em uma pedreira localizada na cidade de Santa Cruz do Piauí, no Sul do estado. 

Os homens trabalhavam na extração de paralelepípedo para construção de calçamentos. Segundo o órgão, todo o trabalho era realizado manualmente e eles utilizavam apenas marretas para a remoção das pedras, sem auxílio de nenhum maquinário.

Além disso, os trabalhadores estavam vivendo em condições desumanas. Faziam suas necessidades na mata, dormiam em redes em locais cobertos apenas por lona e cozinhavam em fogareiros improvisados de pedra e madeira.

Foto: Ministério do Trabalho

O grupo de fiscalização ainda informou que alguns dos homens já estavam no local há mais de um ano e, a grande maioria deles, são da região de Oeiras e Floriano

O proprietário do local, que não teve o nome revelado, foi autuado pelo crime de submeter pessoas a condições análogas a escravidão e deve responder uma ação criminal instaurada pelo Ministério Público Federal.