Siga as Redes Sociais

Piauí

MPF investiga hospital de Esperantina por contratar empresa sem licitação

Redação Encarando

Publicado

em

O Ministério Público Federal instaurou procedimento conhecido como “Notícia de Fato” para investigar um contrato de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) feito pela gestão do Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman, em Esperantina, com a empresa Consulplan – Planejamento Político e Consultoria.

Segundo informações, o contato teria acontecido sem licitação, na modalidade inexigibilidade, para prestação de serviços técnicos especializados de assessoria e consultoria técnica e contábil.

De acordo com o processo, a contratação da empresa Consulplan não poderia ser enquadrada como situação de inexigibilidade de licitação, já que não estão presentes os pressupostos determinados no artigo 25, II, da Lei 8.666/93, que diz que o objeto não é de “natureza singular” e tampouco a especialização da empresa contratada é “notória e “inquestionável” a ponto de impedir a licitação”.

De acordo com a Lei, o serviço contratado, no caso, pode ser prestado por várias empresas e não há como o administrador público deixar de realizar o processo licitatório para escolher a empresa a ser contratada.

A inexigibilidade ou dispensa de licitação nesse caso pode ser ilegal, transgredindo todos os princípios que tutelam a Administração Pública e o que prevê expressamente a Lei 8.666/93.

A “Noticia de Fato” foi distribuída ao procurador da República Alexandre Assunção e Silva. O gestor do Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman, Davyd Teles Basílio, não foi localizado para comentar o assunto.

Com informações Revista AZ

Piauí

Piauí registra 14 óbitos por Covid-19 em 24 horas

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou nessa quarta-feira (28), que o estado do Piauí registrou em 24h, 14 óbitos e 657 casos da doença. No total, o Piauí contabiliza 112.200 casos confirmados e 2.382 mortes.

Nove homens e quatro mulheres não resistiram às complicações da Covid-19. Eles eram naturais de Angical (83 anos), Barreiras do Piauí (83 anos), Bocaina (65 anos), Bom Jesus (83 anos), Floriano (67 anos), Landri Sales (68 anos), Luzilândia (77 anos), Pedro II (86 anos) e Sebastião Leal (91 anos). Já elas eram de Floriano  (78 anos), Parnaíba (53 anos), Santana do Piauí (66 anos), Santa Cruz dos Milagres (88 anos) e Teresina (90 anos). As vítimas de 66 e 83 anos não tinham comorbidades.

Os casos confirmados no estado somam 112.200 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2.382 e foram registrados em 185 municípios. 

Continue Lendo

Piauí

Idoso morre após se engasgar com carne em cidade do Piauí

Avatar

Publicado

em

Um idoso de 80 anos, identificado como João Erasmo de Carvalho, morreu na última segunda-feira (26) na unidade Mista de Saúde da cidade de Conceição do Canindé, no Sul do Piauí, após se engasgar com um pedaço de carne.

De acordo com a ficha médica de João, a vítima não foi intubado, por falta dos equipamento necessários na unidade para o procedimento, após João ter apresentado uma piora em seu estado de saúde, e morreu depois que sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Outro lado

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o caso, mas não se pronunciou até o momento. A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), informou que a Unidade Básica de Saúde faz parte da Rede Municipal de Saúde de Conceição do Canindé, sendo de total responsabilidade do município a manutenção e compra de equipamentos.

Continue Lendo

Teresina

Firmino afirma que ‘estão politizando’ discussões sobre vacina contra covid-19

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O prefeito Firmino Filho (PADB), disse durante divulgação dos dados da 21ª etapa sorológica do coronavírus na capital, que as discussões em torno da vacina contra a doença, estão sendo politizadas.

Para o gestor, o assunto tem que ser discutido de forma técnica, já que não há uma previsão exata para o início da vacinação.

“A gente torce que dê tudo certo, que seja produzida, mas não há ainda nada palpável. Estão politizando um assunto técnico, como se a vacina já estivesse testada e aprovada. Tem que ver se vai ser segura, porque se não, de nada vai adiantar se causar um estrago maior”, disse o prefeito.

Coronavírus em Teresina

Quanto a questão do coronavírus na capital, o gestor informou que há uma tendência de queda e estabilização do vírus na capital.

A pesquisa apontou que os óbitos tiveram redução de 85%, além disso, cerca de 21% (183,5mil) da população já teve contato com o vírus. Destes, cerca de 23 mil estão com o vírus ativo.



Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat