Piauí
PGE diz que vai recorrer de decisão que determina retorno de policiais cedidos a órgãos públicos

588 policiais militares cedidos a órgãos públicos e autoridades terão que retornar para atividade ostensiva e de segurança da população. A determinação foi da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina. O documento determina que o Estado do Piauí adote medidas administrativas, no prazo de 90 dias, para realocar os policiais militares.
A decisão judicial foi proferida pelo juiz Aderson Antônio Brito Nogueira, após uma ação popular impetrada ajuizada pelo advogado José Ribamar Coelho Filho. Com base nos meios alegados na ação, o juiz entendeu que a cessão dos policiais configura desvio de finalidade da função Constitucional da Polícia Militar.
“Para a coletividade tal situação gera muitos danos, visto que esses policiais, em desvio de função, deveriam realizar policiamento ostensivo, gerando ganhos para a segurança da sociedade piauiense que sofre com o aumento significativo da violência (..) Portanto, deve ser corrigido tal desvio de função, para que a população seja atendida em seu interesse básico à segurança, e assim, a uma vida com dignidade”, diz o documento.
O comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho comentou a decisão e, afirmou que é preciso analisar quais órgãos serão afetados pela ordem e os policiais que deverão seguir com a determinação. O comandante ainda explicou que uma alternativa, seria convocar policiais reservas para as atividades.
“Os policiais da reserva tem condições de retornarem as atividades, porque PM não se aposenta, vai para a reserva e pode ser convocado novamente”, explicou o coronel.
Clique aqui e leia a sentença completa!
A Procuradoria Geral do Estado (PGE) informou que vai recorrer da decisão, pois segundo o órgão, “a retirada dos policiais das instituições de maneira abrupta, torna vulnerável a segurança de todas as instituições e dos seus membros”.
Piauí
Promotor Eliardo Cabral morre vítima da Covid-19

Morreu nesta segunda-feira (01/03), aos 67 anos, o promotor Eliardo Cabral, por complicações causadas pela Covid-19.
Segundo as primeiras informações, o promotor, que já havia sido diagnosticado com a doença, foi encaminhado, após passar mal, para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Satélite, nem Teresina.
Ele possuía comorbidades para a doença e acabou não resistindo. Eliardo Cabral ficou conhecido em todo o estado, por atuar em casos de grande repercussão, como o da estudante Fernanda Lages e o do ex-coronel José Viriato Correia Lima.
Teresina
Mais de 3 mil idosos de 85 a 89 anos foram imunizados em três dias de vacinação em Teresina

3.240 idosos na faixa etária de 85 a 89 anos, foram imunizados em três dias de vacinação, segundo dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS). A nova fase do plano, teve início na última sexta-feira (26/02) e continua em quatro pontos Drive Thru localizados no Teresina Shopping, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Uninovafapi e Faculdade Santo Agostinho.
“Devem comparecer aos postos de vacinação pessoas acima de 85 anos, portando documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. Não adianta pessoas de outras faixas etárias abaixo de 85 anos irem nesse momento aos postos, pois as doses que vieram foram direcionadas para a faixa etária já citada. Vamos divulgar quando chegarem mais doses e para quem serão direcionadas”, afirma Emanuelle Dias, da coordenação de campanha.
Apenas idosos acamados de 80 a 84 anos começarão a receber vacina Covid em casa esta semana.
“Nossas equipes irão vacinar os acamados na casa deles. Pois recebemos apenas 24% das doses para esse público e idade”, afirma Emanuelle. Aqueles idosos de 85 a 89 anos que não puderem ir até um Drive Thru, podem estar se cadastrando no site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/ para receber a dose em uma Unidade Básica de Saúde”.
Piauí
Criança de dois anos morre após cair em piscina e se afogar no litoral do Piauí

Uma criança de apenas dois anos, morreu afogada após cair dentro de uma piscina, nesse domingo (28/02). O caso ocorreu na cidade de Luís Correia, no Litoral do Piauí.
Segundo testemunhas, a família da criança estava reunida no local, comemorando um aniversário. Em um determinado momento, a criança teria saído sem que ninguém percebesse e, quando foi encontrada, já estava sem consciência.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel De Urgência (Samu), foi acionada e realizou diversas tentativas de reanimação no menino, no entanto, não obtiveram sucesso.
Em seguida, a criança chegou a ser foi levada para o Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, mas acabou não resistindo.
O corpo do garoto foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Parnaíba.
-
Polícia2 anos atrás
Mulher que debochou da polícia após ser presa com drogas é solta após audiência de custódia
-
Polícia11 meses atrás
Acusado de matar médica morre após colidir frontalmente contra caminhão em Teresina
-
Piauí2 anos atrás
Médico flagra animal ao lado de incubadora de bebê prematuro na Evangelina Rosa
-
Vai Encarar?2 anos atrás
Tranquem as portas: 200 presos fogem da Major César quebrando tudo
-
Silas Freire2 anos atrás
Ciro Nogueira tenta fechar emissora de Wellington Raulino
-
Polícia2 anos atrás
Filho de ex-coronel da PM-PI e mais 4 são presos por roubos a bancos em Campo Maior
-
Vai Encarar?1 ano atrás
Paciente renal perde transplante após ter passagens negadas enquanto WD viaja de jatinho para ver o Lula
-
Vai Encarar?2 anos atrás
UESPI terá palestra com o título “A filosofia como modo superior de dar o cu”