Siga as Redes Sociais

Piauí

Motorista tenta desviar de animal e cai dentro de canal do Rio São Francisco

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Nesta quarta-feira (19), um automóvel com placa de Paulistana-PI foi encontrado dentro de um canal da transposição do Rio São Francisco, em Petrolina-PE.

A polícia foi acionada e, a princípio chegou a pensar que o veículo teria sido roubado. Entretanto, o dono apareceu e relatou como o acidente aconteceu.

Segundo informações do site Pedrosa News, o veículo pertence a um empresário identificado apenas como Francisco, de Paulistana-PI. Ele conduzia o carro no momento do ocorrido, quando tentou desviar de uma animal no meio da pista, perdeu o controle e foi parar dentro do Canal Pontal, na localidade de Icozeiro, onde ficou submerso.

Foto: Reprodução

Apesar do susto, o proprietário saiu ileso e conseguiu e retirar seus pertences que estavam no carro.

Foto: Reprodução

Teresina

Quatro estabelecimentos são autuados pela Vigilância Sanitária no segundo dia de fiscalização do novo decreto

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Imagem Ilustrativa - Foto: Divulgação/PMT

Na noite dessa quinta-feira (25), segundo dia de cumprimento do novo decreto Estadual com medidas mais restritivas em relação à Covid-19, a Vigilância Sanitária de Teresina notificou oito estabelecimentos e lavrou quatro autos de infração. Mais de 60 estabelecimentos foram monitorados pelo órgão, que contou ainda com a parceria da Vigilância Sanitária Estadual e Polícia Militar na ação.

Em dois dias de fiscalização, mais de 120 estabelecimentos foram monitorados. Foram observados o horário de fechamento – estabelecido para as 22h – e também o cumprimento das normas sanitárias, como o uso de máscara por funcionários e clientes, distanciamento social, disponibilização de álcool, entre outros. “Nós fiscalizamos não só bares e restaurantes como também trailers, lanchonetes, hamburguerias, academias, todos os ramos de atividade que tem funcionamento noturno”, explica Larisse Portela, gerente de Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Ela observa que boa parte dos estabelecimentos entendeu a importância de se cumprir o decreto e colaborar pro controle dos números em relação à pandemia. “Os estabelecimentos foram notificados principalmente por não cumprirem o horário de encerramento das atividades. Observamos também a ausência do uso de máscara por alguns funcionários de estabelecimentos, e alguns pontos de aglomeração de pessoas”, diz a gerente.

Ela fala que o planejamento da GEVISA conta com a estratégia de intensificar a obrigatoriedade de obediência às normas nos turnos manhã, tarde e noite. “Durante o dia, cerca de oito equipes se deslocam para atender a demanda de liberações de licença sanitária, denúncias e blitz. Para fazer as inspeções no turno noite, fizemos o planejamento de forma a garantir a saída diária de, no mínimo, duas equipes de fiscais. Dividimos para cada equipe duas zonas, de forma a abranger o maior percurso possível”, diz ela.

Larisse Portela faz um apelo para que a população colabore com este trabalho e procure obedecer às normas sanitárias nestes locais. “Não é o momento de relaxar, sem ajuda de todos será impossível controlar os números relacionados à pandemia. Por isso fazemos um apelo à população em geral e ao empresariado para que continuem sendo parceiros da vigilância sanitária e de todos os órgãos e entidades envolvidas no combate à pandemia”, pede a gerente.

Continue Lendo

Saúde

Advogada denuncia que hospitais credenciados no IAPEP não estão atendendo pacientes com Covid-19

Avatar

Publicado

em

Uma advogada, identificada como Sara Rana, utilizou as redes sociais para denunciar e informar que os hospitais e clínicas credenciadas do plano de saúde IAPEP não estão atendendo pacientes com suspeita, ou até mesmo diagnóstico de Covid-19.

Conforme Sara Rana, a denuncia foi realizada após ela ter procurado atendimento médico para uma pessoa da família dela que estar com suspeita de reinfecção pelo Sars-CoV-2, o vírus responsável pela Covid-19. “Estou saindo do hospital da ProntoMed, já passei pelo São Marcos, já passei pelo hospital da Unimed, já passei por diversos hospitais e todos são enfáticos em dizer que o plano de saúde IAPEP está suspenso o atendimento para Covid há quatro dias”, explicou.

“(…) Ou seja, quem precisar de atendimento para Covid, com convênio Iapep, vai ter que se direcionar as unidades de atendimento públicos porque nós pagamos por esse plano e não temos acesso à ele. (…) As pessoas estão morrendo em razão da negligência do governo do estado. (…) Eu queria que o governador do estado [Wellington Dias] explicasse o porquê que a pessoas, servidores públicos, pagam pelo plano e não estão podendo usar há quatro dias. Explica aí governador, explica Wellington Dias”, cobrou a advogada Sara.

Sara Rana ainda informou no vídeo que vai judicializar o caso.

Outro lado

O Portal Encarando entrou em contato com a assessoria do Iapep, e por meio de nota, eles informaram que a suspensão do atendimento não foi informada para o instituto. A assessoria ainda esclareceu que houve uma reunião com a rede credenciada na busca de acordo quanto ao percentual de reajuste solicitado pelos hospitais ( de 135%) que prestam atendimento à pacientes com Covid-19, a fim de garantir o atendimento para estes casos. Contudo, não foi possível ainda um acordo.

Confira a nota na íntegra!

O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (IASPI), autarquia estadual responsável pela gestão do Plano Médico de Assistência e Tratamento (PLAMTA), esclarece aos usuários do sistema acerca dos últimos acontecimentos que envolvem o Instituto e os hospitais que compõem a rede credenciada ao PLAMTA, sobre uma possível suspensão do atendimento aos segurados do plano em casos de Covid-19:

Em razão da situação pandêmica vivenciada e a crescente taxa de ocupação dos leitos nas unidades de terapia intensiva no Estado do Piauí, o IASPI/PLAMTA promoveu reunião com sua rede credenciada na busca de acordo quanto ao percentual de reajuste solicitado pelos hospitais ( de 135%) que prestam atendimento à pacientes com Covid-19, a fim de garantir o atendimento para estes casos. Contudo, lamentavelmente, diante da postura irredutível e, principalmente, insensível dos hospitais que prestam tal atendimento, não foi possível ainda um acordo.

A direção do IASPI está trabalhando para uma solução imediata, reapresentando uma nova contra proposta de reajuste nas diárias para tratamento de covid, com intuito de compor um acordo e acredita que a tal suspensão não ocorreu de fato, até porque há uma implicação legal com relação a isso, além do Instituto não ter sido notificado com a antecedência de 30 dias.

A direção reitera e vem a público esclarecer que este Instituto não foi informado pela rede credenciada ao PLAMTA sobre a suspensão dos atendimentos aos seus usuários, e reforça que em hipótese alguma os atendimentos de urgência podem ser suspensos.

Continue Lendo

Piauí

Mãe da advogada Izadora Mourão é hospitalizada após sofrer acidente doméstico

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Maria Nerci, a mãe da advogada Izadora Mourão, assassinada a facadas pelo próprio irmão no último dia 13 de fevereiro, foi hospitalizada nesta quinta-feira (25/02), em Pedro II, Piauí, após sofrer um acidente doméstico.

Informações sobre o ocorrido dão conta de que a idosa estava esperando a visita da advogada de defesa, quando caiu dentro da residência. A advogada, por sua vez, relatou que, quando tentou entrar em contato com Maria Nerci, ela não respondia às ligações. A profissional, então, resolveu ir até o endereço, onde a encontrou caída.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi acionado e Maria Nerci foi encaminhada para o Hospital Josefina Getirana Netta, na cidade, onde ficou sob observação. Ela sofreu lesões no pé e queimaduras na pele por exposição ao sol após a queda.

Saiba mais

Maria Nerci e o filho, o jornalista João Paulo Mourão, foram indiciados pelo crime de homicídio triplamente qualificado contra Izadora Mourão. A idosa, que também é mãe da advogada, ainda deve responder pelos crimes de coação no curso no processo e fraude processual.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat