Siga as Redes Sociais

Piauí

Barata no ouvido e socos: comitê acusa tortura a menores infratores dentro CEM em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Menores infratores internados no Centro Educacional Masculino (CEM) de Teresina, mantido pelo governo do Piauí, têm sofrido tortura e maus-tratos, diz o Comitê de Prevenção e Combate à Tortura do Piauí, que representa 34 entidades ligadas aos direitos humanos no estado.

O comitê também diz agentes socioeducadores levam entorpecentes para vender aos internos. “Mães já encontraram o filho drogado lá dentro”, diz o órgão.

Segundo relatos colhidos em vistorias, um jovem portador de esquizofrenia foi agredido por agentes socioeducadores por pedir água. Dois garotos também teriam apanhado e sido obrigados a se sentarem sem roupas no pátio, sob o sol quente do meio-dia.

Imagens enviadas pelo comitê mostram garotos com marcas roxas e avermelhadas nas costas e no rosto, além de cortes na boca — supostamente resultado de atos dos agentes socioeducadores.

Imagem: Comitê de Prevenção e Combate à Tortura do Piauí

O caso foi registrado na polícia, e os menores, submetidos a exame de corpo de delito. O IML (Instituto Médico Legal) de Teresina diz que laudos envolvendo menores de 18 anos não são divulgados.

“Os agentes socioeducadores Mozart, Cléber, Nelson e Osmar retiraram dois garotos de dentro da cela, mandaram encostar a quentinha na parede e tirar a roupa. Arrebentaram a cara dos garotos, os surraram de murro, de pesada, de cassetete de borracha, de cassetete de madeira, jogaram gás de pimenta e os colocaram sentados no pátio quente, de frente para a parede e com as mãos na cabeça”, relata o comitê.

Unidade em condições precárias

Imagem: Comitê de Prevenção e Combate à Tortura do Piauí

O comitê também afirma que os internos estão alojados em unidades sem estrutura para abrigá-los e ressocializá-los. O esgoto corre a céu aberto e há infestações de baratas, ratos e outros animais peçonhentos.

“As baratas estão entrando no ouvido dos adolescentes, e dois já tiveram que ir para o hospital com infecção no ouvido. O médico tirou uma barata de dentro do ouvido de um deles”, diz o documento.

O comitê e um grupo de mães de internos no CEM protocolaram pedido de afastamento da direção e de agentes socioeducadores junto ao governo do estado e levaram o caso ao Tribunal de Justiça.

“O Governo não dá um colchão para um adolescente deitar, dormem no chão, doentes sem remédio. Tem adolescente que escova os dentes dividindo a escova com outro colega”, afirma o comitê.

Imagem: Comitê de Prevenção e Combate à Tortura do Piauí

O que diz o governo

Em nota, a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos do Piauí afirma que todos os procedimentos realizados no Centro Educacional Masculino obedecem ao que está estabelecido pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo e pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

“É importante destacar ainda que o Centro recebe também plantões da Defensoria Pública, além de receber constantemente visita de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – secção Piauí, bem como juízes”, diz a nota.

Fonte: Uol

Piauí

Wellington Dias se reúne com Pazuello e cobra agilidade na produção nacional de vacinas

Avatar

Publicado

em

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, reuniu-se, nesta segunda-feira (8), com representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e com o ministro da Saúde, Eduardo Pazzuello, no Rio de Janeiro. Na oportunidade, também foi discutida, com a equipe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a possibilidade de acelerar a imunização da população brasileira contra a Covid-19.

Wellington Dias, que é coordenador do tema vacinas no Fórum dos Governadores do Brasil, cobrou uma posição sobre o atraso na entrega de doses dos imunizantes. A Fiocruz iria entregar no mês de março 16,9 milhões de doses da vacina, mas apresentou ao Ministério da Saúde, no sábado (6), um novo cronograma reduzindo o total para 3,8 milhões de doses.“Foi um momento importante para que pudéssemos apresentar um cronograma para esse mês de março. Primeiro, tratamos da vacina com recebimento de IFA (ingrediente farmacêutico ativo).

Atualmente, temos quinze milhões de IFAs que permitem a produção de quinze milhões de doses. Precisamos de um calendário de vencimento de regras com a segurança da Anvisa. Hoje, saímos da agenda com a esperança de que em poucos dias tenhamos a liberação da Agência Sanitária, permitindo um registro emergencial nesse processo de produção da Fiocruz”, avaliou o governador.

Segundo Dias, existe a promessa de entrega de 3,8 milhões de doses em alguns dias. “Queremos ampliar ainda mais, a partir de abril, podendo chegar a produção de um milhão de doses por dia”, acrescentou, ressaltando a importância de garantir a vacinação do grupo de maior risco para tirar a pressão por vaga em hospitais e reduzir óbitos.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello comentou sobre os oito milhões de doses que ainda faltam receber da AstraZeneca. “Em janeiro, não foi entregue o quantitativo contratado de quinze milhões de IFA.

AstraZeneca nos forneceu 15 milhões de doses prontas. Isso viria de um laboratório indiano e esse laboratório vem fazendo uma postergação. Só quatro milhões foram entregues. Essa negociação deverá ser feita por meio de um processo político da nossa parte junto à AstraZeneca para que o laboratório indiano compre as oito milhões de doses que faltam”, declarou.

Continue Lendo

Teresina

Prefeitura prorroga pagamento do IPTU 2021 até dezembro

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Imagem Ilustrativa

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, decidiu nova data de vencimento para o pagamento da cota única e da última parcela do IPTU 2021. O prazo também vale para a Taxa de Serviços de Coleta, Transporte e Disposição Final de Resíduos Sólidos Domiciliares – TCRD e Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública – COSIP, todos referentes ao exercício de 2021.

A decisão do gestor municipal, está ligada à situação emergencial em que passa a saúde pública no município com medidas de enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19). Na avaliação do prefeito, a crise econômica provocada pela pandemia impacta diretamente no orçamento das famílias teresinenses.

“É um momento difícil pelo qual as pessoas estão passado, portanto, reconhecemos a necessidade do relastecimento desse prazo até para que as pessoas possam adequar as suas finanças”, disse o prefeito.

A nova data de vencimento da cota única que antes se encerraria em maio será em 31 de julho de 2021 e os parcelamentos ocorrem até o dia 30 de dezembro de 2021.

NOVAS DATAS DE VENCIMENTOS

Cota única
31 de julho de 2021

Cota 01
31 de julho de 2021

Cota 02
31 de agosto de 2021

Cota 03
30 de setembro de 2021

Cota 04
30 de outubro de 2021

Cota 05
30 de novembro de 2021

Cota 06
30 de dezembro de 2021

Continue Lendo

Saúde

COE faz apelo e alerta que mortalidade e pacientes internados na UTI pode chegar a 80%

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Divulgação/PMT

Centro de Operações Emergenciais – COE/PI divulgou uma nota nesta terça-feira (08), que esclarece a população em geral, a situação que exigiu das autoridades governamentais e sanitárias a imposição de medidas de prevenção contra a disseminação da COVID-19, bem como faz um apelo pela conscientização dos piauienses sobre a adoção dessas medidas, que visam exclusivamente conter o avanço da doença no Piauí.

O Piauí confirmou o primeiro caso da COVID-19 no dia 19 de março de 2020. A partir daí, uma série de medidas foram adotadas pelo Governo do Estado para o enfrentamento da pandemia. As medidas iniciais foram referentes a quarentena e isolamento social em todos os Territórios de Desenvolvimento e Regiões de Saúde, considerando as particularidades da abrangência de novos casos registrados pelo estado.

“A tomada de decisão foi sempre pautada em estudos e pesquisas, prezando pelo conhecimento técnico-científico com base nos riscos epidemiológicos, sanitários e ocupacionais, que se tornaram parâmetros para o Pacto de Retomada Organizada da COVID19, iniciado em julho de 2020”, disse o COE.

Ainda conforme nota divulgada, há uma preocupação particular, uma vez que a descontinuidade da adesão das medidas sanitárias tem refletido no aumento do número de casos no estado e causado uma sobrecarga do sistema de saúde do Piauí.

Nesse sentido, o COE faz um alerta e convoca todos os piauienses a uma reflexão sobre as condições que o estado passa no momento, necessitando da colaboração da população para minimizar os efeitos negativos da COVID-19.

Ainda de acordo com o documento “a mortalidade dos pacientes intubados em ventilação mecânica em UTI pode chegar a 80% dos casos, evidenciando um alto risco da ocorrência de óbito, situação que somente a expansão dos leitos não resolveria”.

Diante da situação, o Centro de Operações Emergenciais (COE/PI) faz um apelo para o uso contínuo de máscara, distanciamento social, lavagem das mãos e uso de álcool a 70%, bem como todas as outras medidas que são eficazes contra a contaminação da COVID-19.

“A responsabilidade pelo cumprimento das medidas e controle da COVID-19 no Piauí deve ser compartilhada com toda a sociedade, uma vez que o comportamento individual de cada cidadão pode salvar vidas”, reitera.

clique aqui e leia o documento na íntegra!

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat