Trabalhadores em situação análoga à escravidão são resgatados de fazenda no PI

Após denúncia de um trabalhador, onze pessoas foram resgatadas de uma fazenda na zona Rural da cidade de Antônio Almeida por auditores fiscais do Grupo Especial de Fiscalização Rural do Piauí, onde eram submetidos a condições de trabalho insalubres análogas à escravidão.

De acordo com os fiscais, as pessoas resgatadas tinham entre 18 e 25 anos e realizavam um trabalho de limpeza em um terreno para plantação, arrancando com as mãos raízes que sobraram após o processo de capina. Toda a atividade era realizada sem nenhum equipamento de proteção individual, obrigatórios nesses casos, como luvas, máscaras, chapéu e botas.

Além disso, eles moravam próximo ao local onde realizavam o trabalho. Dormiam em uma área coberta apenas por uma lona e faziam suas necessidades fisiológicas na mata. 

O contratante foi autuado pelo crime de submeter alguém a trabalho análogo à escravidão na modalidade degradante. Ele também teve que pagar uma multa rescisória aos trabalhadores e deve ser alvo de uma ação civil pública do Ministério Público do Trabalho (MPT) além de responder a uma ação criminal instaurada pelo Ministério Público Federal (MPF).

Após o resgate, os trabalhadores foram levados para suas localidades de origem, na zona Rural de Landri Sales.