Fábio Abreu nega informação de que 200 presos fugiram da Major César durante rebelião

O secretário de Segurança Fábio Abreu negou, a informação repassada pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), de que mais de 200 presos conseguiram fugir durante o motim realizado na tarde dessa terça-feira (02) na Colônia Agrícola Major César.

“Isso não procede. A informação que temos, inclusive repassadas pelos policiais é de que 20 presos fugiram. Destes 6 já foram recapturados”, disse o secretário.

Ainda de acordo com Abreu, a rebelião teve início após uma discussão entre um agente e os detentos. “Houve uma discussão entre um agente com os presos e nesse meio ocorreu um disparo o que deu início ao problema”.

Já o chefe de inteligência da Polícia Civil do Piauí, delegado Charles de Holanda, disse em entrevista ao programa Bom Dia Meio Norte na manhã desta quarta-feira (03), que ainda não se sabe o exato número de presos que fugiram. Entretanto, afirmou que número repassado é fantasioso.

“Saíram alguns números, como 200, mas é fantasioso, não temos ainda um total exato. Por questões de segurança, nós cumprimos o procedimento com os rebelados ainda no início da noite e, eu pedi a suspensão das contagens dos presos que estavam na unidade, por conta disso, em alguns pavilhões não aconteceu o processo da contagem. Agora eu afirmo que esse numero é bastante inferior a 200 foragidos”, disse o delegado.

Vale ressaltar que a Colônia Agrícola Major César possui capacidade para 200 detentos de regime semiaberto, mas atualmente abriga uma média de 700 presos e, enfrenta constantes problemas com a superlotação.