Strans reduz quantidade de documentos para renovar permissão dos mototaxistas

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) reduziu a quantidade de documentos exigidos para a renovação de permissão para mototaxistas e também o prazo de entrega da nova permissão, que antes era de 20 dias e este ano é de apenas cinco dias. Dos 2.315 mototaxistas que precisam fazer a renovação, apenas 252 já procuraram a Strans para se regularizar.

A gerente de Licenciamento e Concessão da Strans, Cintia Machado, informa sobre esse processo. “Estamos fazendo a vistoria com mais agilidade e os mototaxistas que já vieram à sede da Strans estão recebendo o documento no prazo de cinco dias úteis, mas nos anos anteriores o documento era entregue no prazo de 20 dias. Então este ano está tudo mais ágil”, explica.

Ela informa ainda que os documentos exigidos são a permissão do ano anterior, o documento do veículo, a CNH do condutor, o certificado do curso de transporte de passageiro mototáxi e a certidão negativa de débito da PMT. “Aperfeiçoamos o processo tanto em relação à documentação exigida, que diminuiu, no prazo da entrega do documento da renovação e assim o processo está menos burocrático”, enfatiza.

Os mototaxistas têm até o dia 15 de agosto para fazerem a renovação, mas é importante que os profissionais compareçam o quanto antes à Strans. “Estamos alertando a todos para que venham o mais rápido possível, pois assim eles poderão trabalhar com mais tranquilidade com a permissão renovada”, acrescenta a gerente.

A outra novidade é que os mototaxistas que precisarem pagar algum tipo de multa administrativa por desrespeito ao Código Disciplinar no Regulamento do Mototaxi, recebem o boleto e podem pagar em qualquer correspondente bancário do Banco do Brasil. “Estamos emitindo os boletos com os valores da multas administrativas, com isso ganhamos mais agilidade no serviço e segurança para os permissionários”, afirma Cintia.

A presidente do Sindicato dos Mototaxistas do Estado do Piauí (Simest), Danúbia Araújo Ribeiro, considera que a redução da quantidade de documentos para renovação da permissão foi muito boa para todos. “Estamos conseguindo renovar nossa permissão de maneira mais rápida. Demorei uns vinte minutos para fazer todo o processo na Strans e com isso a gente perde menos tempo de serviço. Além disso, estamos recebendo o documento em apenas cinco dias, o que é maravilhoso, pois antes a gente esperava até trinta dias e ficava trabalhando muito tempo sem o documento, mas agora é tudo mais rápido”, analisa.

Mototaxista desde 2003 no sistema de mototaxi de Teresina, Adonias Gomes da Silva ficou surpreso com a agilidade da vistoria na moto e da renovação da permissão. “Aprovo essa forma mais fácil e rapidamente vou voltar para o trabalho. Além disso, vou receber a permissão em cinco dias, o que antes demorava até quase trinta dias. Melhorou bastante, só podemos agradecer”, fala.

Fonte: PMT