Siga as Redes Sociais

Piauí

Rebelião na Major César pode ter sido provocada após presos serem proibidos de assistir TV e ouvir rádio

Sinpoljuspi acredita que ação tenha sido planejada há pelo menos uma semana.

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Os presos da Colônia Agrícola Major César, podem ter se rebelado após ter regalias como assistir TV e ouvir rádio cortadas. Segundo a Secretaria de Justiça (Sejus), a decisão faz parte de uma série de mudanças nos procedimentos de segurança implementados pela nova gerência da unidade.

Além disso, as visitas de cônjuges, familiares e amigos dos detentos, que anteriormente ocorriam aos finais de semana, passaram a ser realizadas às terças e quartas-feiras. Outra regra que endureceu foi em relação ao fardamento dos internos e a intensificação das vistorias para barrar entrada de drogas e armas.

Por esse motivo, o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) acredita que os presos já haviam planejado a ação há pelo menos uma semana. Entretanto, a Secretaria de Justiça diz que não há indícios sobre algum plano por parte dos detentos e informou que abriu sindicância para apurar os verdadeiros motivos que levaram a rebelião. 

Entenda

Na tarde dessa terça-feira (02), os detentos realizaram um motim onde queimaram alojamento e viaturas, e também destruíram equipamentos da Central de monitoramento. Durante ação, cinco pessoas ficaram feridas, sendo três presos e dois agentes.

Segundo a Sejus, toda a ação teria sido inciada após um dos agentes ter disparado acidentalmente contra a própria perna. Levando os internos acreditarem que um dos detentos teria sido atingido.

O Sinpoljuspi, afirmou que cerca de 200 presos haviam fugido durante a rebelião. Entretanto, a informação foi negada pela Secretaria de Justiça, que contabilizou até o momento, 80 fugas. De acordo com o órgão, o número oficial será divulgado ainda nesta quarta-feira (03).

Superlotação

Após a rebelião, representantes do Tribunal de Justiça (TJ), Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) visitaram o local e constataram diversos problemas, o principal, em relação a superlotação.

De acordo com os órgãos, o estado precisa atuar com urgência e buscar alternativas para sanar o problema já, que há um número de presos muito acima da capacidade suportada pelo sistema prisional.

Piauí

Piauí registra 22 óbitos por Covid-19 em 24h e 296 infectados estão na UTI

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou nesta sexta-feira (05), que o estado do Piauí registrou em 24h, 22 óbitos e 1232 casos de COVID-19. Conforme a Sesapi, 296 pessoas estão internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Doze mulheres e dez homens não resistiram a Covid-19. Elas eram de Aroazes (94 anos), Campo Maior (86 e 88 anos), Cocal de Telha (76 anos), Cristino Castro (65 anos), Marcolândia (60 anos), Oeiras (77 anos), Parnaíba (78 anos), Piracuruca (68 e 75 anos) e Teresina (43 e 100 anos). Já os homens eram naturais de Oeiras (94 anos), Parnaíba (78 anos), Pedro II (75 anos), Piracuruca (79 e 88 anos) e Teresina (56, 79, 80, 81 e 83 anos).

Os casos confirmados no estado somam 178.539 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 3.447 e foram registrados em 212 municípios. Até agora, morreram 2.020 homens e 1.427 mulheres.

Continue Lendo

Piauí

TCE-PI suspende aplicação de multas por atraso na prestações de contas do Estado e Municípios

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), deliberou pela suspensão, temporária, da aplicação de multas por atraso na entrega das prestações de contas, a pedido da Secretaria de Controle Externo (SECEX) do Tribunal.

Segundo o órgão, a medida foi tomada “visando suprir as dificuldades no envio das prestações de contas dos entes estaduais e municipais, ocasionadas por uma instabilidade nos sistemas internos da Corte de Contas”.

A aprovação da suspensão de aplicação de multa foi decidida na sessão plenária de quinta-feira (04), por unanimidade, ficando da seguinte forma: suspensão de aplicação de multas por atraso na entrega das prestações de contas dos jurisdicionados municipais (SAGRES-Contábil, SAGRES-Folha e Documentação Web) e demais documentos e informações, no seguinte prazo: as prestações de contas de dezembro de 2020 (6º Bimestre / 3º Quadrimestre / 2º Semestre / Mensal) com prazo até 08 de março, segunda-feira.

Quanto aos jurisdicionados estaduais, suspensão de aplicação de multas por atraso na entrega das prestações de contas mensais através do sistema Documentação Web, no seguinte prazo: a prestação de contas de janeiro de 2021 também com prazo até 08 de março de 2021.

As instabilidades verificadas decorrem de alterações recentes nos normativos de prestações de contas, que levaram à necessidade de adaptações em nossos sistemas internos. Como a instabilidade dificultou o envio tempestivo das prestações de contas por parte de nossos jurisdicionados, entendemos que o gestor não poderia ser penalizado, o que motivou a solicitação da SECEX ao Colegiado”, explicou Luis Batista, secretário de Controle Externo do TCE-PI.

Continue Lendo

Municípios

Adolescente morre afogado em lago no Norte do PI

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Reprodução

Um adolescente identificado como Rayan de Jesus Santos, de 15 anos, morreu nesta sexta-feira (05/03), após se afogar em um lago na localidade Lagoa Grande, na zona Rural da cidade de Buriti dos Lopes, Norte do Piauí.

Segundo testemunhas, o jovem estava nadando com colegas em uma parte rasa do local, quando caiu em um buraco. Ele ainda chegou a pedir por socorro, mas desapareceu nas águas. O corpo foi encontrado por um grupo de pescadores que estavam ajudando nas suas pelo garoto.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e constatou a morte de Rayan. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para realizar a remoção do corpo.

Com informações do Portal do Rurik

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat