Refugiados venezuelanos ganham novo abrigo na zona Norte de Teresina

Após três meses vivendo em abrigos improvisados, os refugiados venezuelanos que estão em Teresina ganharam, nesta quinta-feira (4), um novo espaço para viver. O local foi cedido pelo Governo do Estado e será administrado pela Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

Os venezuelanos, cerca de 115 pessoas,  foram transferidos de três abrigos para um novo espaço, que fica localizado no antigo CSU do Buenos Aires, zona Norte da capital. A transferência foi acompanhada por uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, agentes de proteção social, organizações não governamentais e representantes do poder público.

De acordo com o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, os venezuelanos estão passando por um processo de adaptação. “Está sendo bastante desafiador, sobretudo, por conta das peculiaridades culturais deles. No entanto, nós estamos empenhados em acolhê-los da melhor forma possível, dentro das possibilidades e dos recursos que dispomos no momento”, explicou.

O abrigo foi adaptado e reformado para recebê-los. O espaço é bastante amplo, arborizado, possui 11 quartos e conta ainda com área externa para convivência e lazer. Além disso, o local possui iluminação, água encanada, banheiros, bebedouro e com aparelhos eletrodomésticos como ventiladores, geladeiras e outros móveis, que foram doados aos migrantes.

Fonte: PMT