PRF apreende carga de madeira avaliada em R$ 26 mil e sem licença ambiental na BR-316

A Polícia Rodoviária Federal realizou a apreensão de 58,56 m³ de madeira serrada, avaliada em R$ 26.000,00(VINTE E SEIS MIL REAIS), que estava sendo transportada sem licença ambiental válida na BR-316, em Teresina-PI.

A carga estava em um veículo SCANIA/R 124, conduzido por um homem de 29 anos. De acordo com os agentes, foi solicitado a documentação ao motorista e, após as averiguações foi detectado que os documentos apresentados estavam vencidos, conforme site do IBAMA, e que as notas fiscais apresentavam uma quantidade de madeira diferente da que estava na carreta.

O caminhão havia saído da cidade de Chuninguaia-PA e tinha como destino a cidade de Arapiraca-AL. O motorista informou para os agentes que não tinha conhecimento da ilegalidade.

A Empresa Proprietária do veículo e da carga foram enquadradas no Art. 46 da Lei Nº 9.605/98 de crimes ambientais. Foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e toda a carga de madeira juntamente com o veículo foram encaminhados para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piaui (SEMAR-PI) e encontram-se disponíveis para os encaminhamentos devidos.

O condutor foi encaminhado para o Juizado Especial Criminal da comarca de Teresina-PI, se comprometendo a comparecer em audiência pré agendada.

Foto: Divulgação/PRF

Em 2018, a PRF efetuou a apreensão de 1.267,33 m³. Somente esse ano, a PRF já realizou a apreensão de 519,63 m³ de madeira nas rodovias federais que cortam o Piauí.