Carmen Gean (PP) vence eleição suplementar para prefeitura de Brasileira no Piauí

A candidata do Progressistas Carmen Gean venceu a eleição suplementar para a prefeitura da cidade de Brasileira, a 183 km de Teresina, com 51,84% dos votos válidos. A eleição ocorreu durante este domingo (4). De acordo com a juíza eleitoral Maria Helena Cavalcante, a posse está marcada para o dia 28 de agosto.

Carmen Gean (PP) e a vice Patrícia Pimentel receberam 2848 votos, contra 2646 votos do único concorrente, o candidato Alan Juciê Menezes, do Partido Social Democrático (PSD). A diferença entre as duas votações foi de apenas 202 votos.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, compareceram às urnas 5638 eleitores, correspondendo a 84,24% dos eleitores de Brasileira. 144 pessoas votaram em branco ou nulo.

A eleição foi encerrada às 17h de domingo, e o resultado divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral às 18h27min. A cidade recebeu um reforço policial, para garantir a segurança durante a votação.

Prefeitura vaga

A eleição suplementar para a prefeitura de Brasileira foi determinada em 17 de junho pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, desembargador Francisco Paes Landim. O presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Alan Juicê (PSD), assumiu a prefeitura em maio, e se candidatou durante a eleição suplementar.

A decisão aconteceu em decorrência da cassação do mandato da prefeita Paula Miranda Araújo e do vice Amarildo de Sousa Melo, em 2018. Eles foram acusados de compra de voto e abuso de poder econômico.

No processo, a prefeita e o vice foram acusados pelos seus adversários de utilizar ônibus escolares da prefeitura durante a campanha eleitoral para transportar eleitores da zona rural para seus comícios e carreatas. A prefeita foi acusada também de contratar advogados com dinheiro da prefeitura durante toda a campanha eleitoral de 2016.

Fonte: G1