Trazendo mais de 100 espécies, Festival de Flores de Holambra será lançado nesta sexta (09)

Uma mistura de cores e aromas promete encantar os teresinenses durante o Festival de Flores de Holambra. A abertura do evento acontece nesta sexta-feira, às 9h, na Praça Pedro II, Centro de Teresina. Paralelamente, o festival será realizado no Shopping Rio Poty, iniciando também no dia 09 e encerrando no dia 18 de agosto, seguindo os horários de funcionamento do centro de compras.  Trazendo mais de 100 espécies, o evento integra o calendário oficial comemorativo pelos 167 anos da nossa cidade.

Além da exposição e comercialização de uma diversidade de flores, como lírios, rosas e violetas, o festival vai disponibilizar, por preços acessíveis, mudas de plantas de várias espécies, incluindo frutíferas, carnívoras e bonsais.

O secretário da Semam (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Olavo Braz, considera que o evento contribui para disseminar a importância da preservação do nosso verde através do cultivo de plantas e flores na cidade.

“É uma forma de apoiar as ações e projetos importantes realizados pelo Centro Espírita Beneficente União do Vegetal e Associação Beneficente Casa da União Viva Bem, atuantes em Teresina. Além do aspecto financeiro, o Festival de Flores de Holambra também incentiva o cultivo de plantas e flores na nossa cidade, uma das maneiras de preservar o meio ambiente”, pontua o secretário.

Patrick Rozatti, um dos organizadores do Festival, também acredita que o evento tem contribuído para expandir o cultivo de flores e plantas em Teresina.

“Com esse festival pretendemos reestabelecer em Teresina a cultura de plantar flores. Um ponto que observamos após realizar a primeira edição foi o surgimento da venda delas nos supermercados, que antes não existia. As pessoas estão comprando mais nas floriculturas e plantando mais flores e árvores. Considero que estamos contribuindo para a manutenção do título de cidade verde, além de auxiliar no trabalho beneficente que realizamos com a renda obtida através do evento”, explica Patrick.

Além da venda das espécies, será promovido um bazar beneficente, onde serão comercializados produtos novos e seminovos, cuja renda também será revertida para atividades da Associação Beneficente Casa da União Viva Bem, que realiza um trabalho de prevenção em saúde focado no alerta sobre os malefícios do uso do álcool e outras drogas.

O Festival de Flores de Holambra é promovido pelo Centro Espírita Beneficente União do Vegetal e Associação Beneficente Casa da União Viva Bem em parceria com a Expor Verde & Flor. Tem como apoiadores a Prefeitura de Teresina, Banco do Nordeste, Febracis, Ouro Verde Produtos Orgânicos, Construtora Estrela do Oriente, I9 eventos, Natildes Santos, Sinalize, Smart Escritórios Inteligentes, Retífica de Motores Teresina, Carvalho Super e Água Mineral Regina.

Festival vai oferecer oficinas gratuitas

O evento também envolve a realização de oficinas gratuitas sobre múltiplos temas, com certificação. Com vagas limitadas, as inscrições devem ser feitas a partir do dia 9 de agosto, na Praça Pedro II.

Programação:

-Dia 14/08 – das 18h às 20h

Marketing Digital efetivo para negócios – ministrante: Leandro Hipólito

-Dia 15/08 – das 15h30 às 16h

Linha de Crédito (Banco do Nordeste) – ministrante: Laércio Fernando Soares Rodrigues, gerente executivo de Desenvolvimento Territorial, em exercício)

-Dia 15/08 – das 15h30 às 18h

Introdução ao Paisagismo – ministrante: Danilo Sérvio

-Dia 16/08 – das 9h às 11h

O cultivo de plantas medicinais em espaços urbanos – ministrantes: Marsone Cunha e Lúcio Miranda

-Dia 16/08 – das 15h às 18h

O poder das plantas medicinais: o fluxo das boas energias – ministrantes: Adriana Queiroz e Karol Damasceno

-Dia 18/08 – das 9h às 11h

Organização Residencial passo a passo – ministrante: Daianne Feitosa

-Dia 18/08 – das 16h às 18h

O Poder da Autorresponsabilidade – ministrante: Flávia Barbosa

Fonte: PMT