Gerente socioeducativo diz que vazamento de informações sobre reforma motivou rebelião no CEM

O gerente de apoio institucional do sistema socioeducativo, Wellington Rodrigues, falou sobre a motivação da rebelião realizada nesse domingo (11) no Centro Educacional Masculino (CEM), em Teresina.

Segundo ele, os internos se rebelaram após uma tentativa de fuga em massa, que foi contida pelos agentes do local. “Houve uma tentativa de fuga em massa. Serraram grades, dois pularam o muro. Fomos alertados, conseguimos recapturar. Essa recaptura e frustração da fuga gerou essa rebelião”, informou o Wellington Rodrigues em entrevista à TV Cidade Verde.

 O gerente ainda relatou que outro ponto que motivou os adolescentes a tentarem a fuga foi o vazamento de informações sobre a data de início das obras de reestruturação do Centro, que começariam nesta segunda-feira (12).

“Alguém vazou a informação de que as obras começariam hoje e essas obras vão reforçar a estrutura física, melhorar as condições dos alojamentos como também reforçar a segurança no sentido de coibir a entrada de celular que está ‘chovendo’ nos pavilhões. Estão sendo jogados por terceiros. Só essa semana em vistorias pegamos em torno de 10 de celulares e isso incomodou os internos. Mas é algo que vamos continuar fazendo. Temos uma missão que é mantê-los recolhidos pelo prazo  que a Justiça determina”.

Após a rebelião, 45 adolescentes foram transferidos para o Complexo da Cidadania, no bairro Redenção, e para o Centro Educacional de Internação Provisória (CEIP), no Dirceu.

 Durante o ato, foram destruídos colchões, cadeiras, entre outros objetos, o Corpo de Bombeiros precisou ser acionado para conter as chamas. Policiais do Choque e do 9° Batalhão da Polícia Militar também foram acionados para controlar a ação.