Em inspeção, MP e CRM encontram novas deficiências na Evangelina Rosa e cobram soluções para gestão

Após interdição da Maternidade Dona Evangelina Rosa, o Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), realizou uma inspeção nas enfermarias, unidades de terapia intensiva infantis e também nas obras de reforma, que estão em andamento em parte da maternidade.

A inspeção foi realizada por meio da 12ª Promotoria de Justiça, em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) nessa quinta-feira (15). Durante a visita, o representante dos órgão, o promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes, conversou com profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes. Ele ouviu reclamações sobre a climatização das enfermarias, sobre a limpeza, a qualidade da alimentação, além do barulho e a poeira produzidos por uma obra que está sendo realizada no andar superior de uma das enfermarias.

Já os profissionais da MDER relataram deficiências, como a falta de equipamentos, a exemplo do cardiotocografo e de sonares, usados, respectivamente, em exames para aferir a frequência cardíaca e verificar a movimentação do feto.

O promotor cobrou dos gestores da Evangelina Rosa a solução dos problemas encontrados. Pontes disse que continuará cobrando soluções para as precariedades encontradas. Além disso, destacou o papel de órgão como o CRM, Coren e outros para fiscalizar a saúde pública no Estado.

Na semana passada, o Ministério Público promoveu uma reunião com os órgãos que integram o grupo de trabalho responsável por acompanhar a execução das ações do Plano de Contingência da MDER. Na oportunidade, foram apresentadas aos gestores da maternidade as deficiências na unidade. Os diretores se comprometeram a trabalhar de forma ma

Com informações do MP-PI