Direção escondeu pacientes e buscou equipamentos na UPA para tentar 'maquiar' realidade do hospital, diz Teresa Britto

A Comissão de Saúde, Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) visitou, no último final de semana, os hospitais de Dirceu Arcoverde, Simplício Mendes, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Uruçuí e retornou ao Hospital de Floriano. Durante as fiscalizações, os parlamentares ouviram relatos de pacientes, servidores e diretores sobre as condições das unidades hospitaleres.

Entre as principais reclamações, foram apontados problemas estruturais,, de superlotação atraso salarial dos servidores, precariedade nos atendimentos e deficiência de equipamentos, sendo que a maioria deles são ultrapassados. Ainda durante as visitas, a presidente da comissão, Teresa Britto (PV), afirmou que recebeu a denúncia de que a direção do Hospital de São Raimundo Nonato, teria ‘maquiado’ a situação da unidade de saúde, no dia anterior da visita dos parlamentares, transferindo pacientes para uma clínica particular. A deputada ainda apresentou o áudio de uma moradora do município denunciando a ocorrência.

“Durante a visita da comissão, recebemos a denúncia de uma moradora de que no dia anterior à vistoria, os responsáveis pela direção do hospital, transferiram pacientes para uma clínica particular, na tentativa de maquiar a realidade da unidade. E recebemos provas disso. Além disso, percebemos diversos problemas no Hospital, que é polo para muitos municípios da região. Vários serviços médicos precisam de melhorias. Também é necessário instalar, urgentemente, uma sala de observação para recuperação dos pacientes operados. Os serviços de obstetrícia e ortopedia são os mais procurados e concentra a superlotação. Além disso, é necessária a regularização dos salários atrasados, a qualificação dos servidores e não esconder pacientes em outro locais e nem buscar equipamentos na UPA como foi feito diante da vistoria”, disse a parlamentar.

O líder do governo na Alepi, deputado Francisco Limma (PT), disse que é preciso ter cuidado para que não se use informação falsa como verdadeira, principalmente no período que antecede as eleições municipais do próximo ano. Ele afirmou que a direção do Hospital de São Raimundo Nonato afirmou que o áudio divulgado por uma moradora do município sobre a situação daquele estabelecimento de saúde foi feito com base em questão política.

Em entrevista ao Portal Encarando, a presidente da comissão rebateu o comentário do deputado e assegurou que as informações não visam beneficiar partidos políticos, como apontado pelo deputado.

“Isso não tem nada haver com questões políticas. E essa não é informação de oposição, como apontado pelos deputados da base. Até porque, não estamos falando de prefeitura, a questão lá é estadual. As pessoas que encaminharam a denúncia, não tem nenhuma vinculação partidária. Inclusive, além do áudio veiculado, temos também um vídeo que mostra o momento em que esses pacientes foram retirados, mas não divulgaremos na imprensa, ele será encaminhado diretamente aos órgão responsáveis para investigação”, informou a deputada.

Vistoria no hospital estadual do município Dirceu Arcoverde

Fotos de uma parte da área externa do hospital e de um dos carro que atende a unidade. Foto: Reprodução/ Instagram Teresa Britto

De acordo com a parlamentar, a visita ao Hospital de Dirceu Arcoverde revelou uma ‘situação estarrecedora’. Pontos como falta de medicamentos, atrasos salariais, irregularidades nos plantões médicos, entre outros pontos.

“Constatamos um verdadeiro descaso num hospital que já ofereceu diversos serviços, como parto normal, procedimentos médicos, e hoje só tem médico dois dias na semana e por poucos minutos. Também constatamos salários dos servidores com atraso de 15 meses, falta de medicamentos, equipamentos deteriorados, dentre outros”, informou a parlamentar.

Vistoria no Hospital de São João do Piauí

Acompanhantes levam cadeiras das próprias casas para o Hospital de São João do PI. Foto: Reprodução/ Instagram Teresa Britto

No Hospital de São João do Piauí, a vistoria dos deputados apontou problemas como: Camas dos leitos quebradas; Acompanhantes sem caldeiras para sentar; Banheiros precários; Laboratório necessitando de aparelhamento; Aparelhos de fisioterapia também quebrados; Salários com um mês de atraso; Cirurgias realizadas apenas uma vez por mês; SAMVIS (Serviço de Atendimento Medico às Vítimas de Violência Sexual) precário; Falta de especialistas, como pediatra, ortopedista e cirurgião.

Segundo os parlamentares, o hospital atende a 10 municípios da região, mas não apresenta a resolutividade esperada.

Vistoria no Hospital de Uruçuí

Aparelhos em condições precárias. Foto: Reprodução/ Instagram Teresa Britto

Em Uruçuí mais problemas, o Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde enfrenta sérias deficiências como camas e ambulâncias quebradas, falta de em máquinas para lavar, passar e selar as roupas. E atraso salarial há quatro meses, além de uma dívida com fornecedores no valor de R$ 1.800.000,00.

Hospital de Floriano

A comissão também retornou ao Hospital Tibério Nunes, em Floriano.

“Com a mudança na direção há duas semanas, já houve alguns avanços. Servidores motivados, pacientes se queixando menos e não encontramos o descaso encontrado anteriormente com pacientes jogados nos corredores sem a menor assistência. Também vêm sendo realizadas todas as cirurgias de urgência e as eletivas do mês de julho e grande parte do mês de agosto já foram realizadas. O diretor atual encontrou o hospital em situação de colapso, com uma dívida de 15 milhões de reais, sem credibilidade com fornecedores e servidores. Agora, é necessário um compromisso maior por parte da SESAPI para avançar nas reformas”.

De acordo com a comissão, todas observações serão inclusas em um relatório que será encaminhado ao Ministério Público do Piauí (MP-PI), Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) e ao governador Wellington Dias (PT).