Firmino Filho inaugura nova sede do CAPS Norte

A Prefeitura de Teresina inaugurou hoje, 30, a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Norte Fábio Cardoso Lima, no bairro São Joaquim. O CAPS que era tipo II agora passa a ser tipo III, com estrutura adequada para fazer o acolhimento noturno de usuários em crise. A solenidade de entrega do novo prédio contatou com a presença do prefeito Firmino Filho, além de outras autoridades da gestão municipal.

“Todos nós sabemos que o Brasil vive a maior crise econômica da história e pelo país a fora muitas prefeituras não conseguem manter suas obrigações básicas. Mas nós estamos fazendo nosso dever de casa e nos ajustando a atual conjuntura, nos mantendo e ampliando nossos serviços. A exemplo temos a entrega desse novo Centro de Atenção Psicossocial, adequado para atender bem”, afirmou o prefeito Firmino Filho.

O CAPS tem como proposta central a atenção psicossocial orientada para produção de laços sociais, realização de projetos de vida e promoção e garantia de direitos a pessoas em vulnerabilidade, dando prioridade a pessoas em situação de intenso sofrimento decorrente de transtornos mentais.

A nova estrutura do CAPS Fábio Cardoso Lima terá espaços mais amplos e contará com: um dispensário de medicação (farmácia), quatro consultórios para atendimentos individual (triagem e consultas profissionais), um consultório para atendimentos de enfermagem, uma sala de medicação, um repouso para usuários masculinos com banheiro adaptado, um repouso para usuárias femininas com banheiro adaptado.

“Para nós da família do Fábio é gratificante ter o nome dele na placa do CAPS. Agradecemos ao prefeito Firmino Filho, ao Dr. Charles Silveira, da Fundação Municipal de Saúde. E, principalmente, a todos do CAPS Norte, que sempre nos acolheu”, disse emocionada a esposa do homenageado, Ozeneide Carvalho.

O novo prédio conta com sala de marcação de consultas, recepção, coordenação, sala de evolução (onde os profissionais se reúnem para discussão dos casos e evolução nos prontuários), uma sala de grupo, uma sala de oficinas, um espaço de convivência, banheiros masculinos e femininos adaptados para pessoas com necessidades especiais, um refeitório, uma cozinha, uma sala de nutrição, uma despensa, um repouso para profissional masculino, um repouso para profissional feminino, área de serviço, almoxarifado, estacionamento com acesso para ambulância.

“Temos um sistema que deixou de enclausurar e passou a acolher os usuários e seus familiares. O trabalho de cada profissional do CAPS é de acolhimento. Os transtornos individuais não é empecilho para que as pessoas vivam com dignidade. Nós temos a convicção de que os trabalhadores dos CAPS, diuturnamente, fazem um esforço fantástico para proporcionar o bom acolhimento. Em um processo de humanização e reconstrução de comportamentos e conveniências. Esses processos são fundamentais”, falou o presidente da FMS, Charles Silveira.

O CAPS Norte possui 2.643 prontuários abertos, sendo 891 usuários ativos, ou seja, que frequentam regularmente o serviço. O CAPS é aberto ao público de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem atendimento de urgência. Às quartas-feiras ocorrem às reuniões e capacitações da equipe, discussões de casos e planejamento das atividades.

“Nós oferecemos atendimentos individuais e em grupo, oficinas terapêuticas, atendimentos familiares, práticas corporais e expressivas, atenção a situações de crise, reabilitação psicossocial, promoção da contratualidade no território, acompanhamento dos serviços residenciais terapêuticos e matriciamento das equipes de Atenção Básica e da Rede de Urgência e Emergência, dentre outras”, informou Érica Machado.

Ela fala ainda que as ações podem ser realizadas no próprio CAPS, no domicílio ou em outros espaços do território que favoreçam a construção e a preservação de vínculos. Há também atendimentos compartilhados e/ou encaminhamentos para outros serviços na rede.

O CAPS Centro-Norte é composto por equipe multiprofissional: quatro psiquiatras, quatro psicólogos, quatro assistentes sociais, dois terapeutas ocupacionais, quatro enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, um nutricionista, um educador físico, dois artesãos, um redutor de danos, uma secretária, sete auxiliares administrativos, sete serviços gerais, quatro agentes de portaria, quatro militares e a coordenação.

HOMENAGEADO

Fábio Cardoso Lima foi auxiliar de serviços gerais do Caps Centro-Norte de 2005 a 20017, quando faleceu. Ele era teresinense, muito dedicado ao trabalho e aos seus colegas, além de também ter suas atenções voltadas à população atendida no CAPS. Mesmo fora de seu horário de trabalho ele sempre estava disponível. Teve relevante serviço prestado ao CAPS Centro-Norte e a todos que lá trabalhavam e realizavam tratamento.

Fonte: Semcom/FMS