Siga as Redes Sociais

Piauí

FMS notifica 327 tentativas de suicídio; Saiba onde procurar ajuda!

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Unsplash

Hoje (10) é o dia mundial de prevenção do suicídio. Em alusão à data, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulga lista de estabelecimentos de saúde que contribuem com a prevenção desse grave problema de saúde pública, para que pessoas com ideações suicidas e familiares saibam onde buscar tratamento gratuito em Teresina.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), somente no primeiro semestre esse ano, foram notificados 327 casos de tentativa de suicídio na capital piauiense. Já o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) aponta que houve redução de 14% de casos de suicídios em Teresina, nos primeiros seis meses desse ano, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

“Nesse momento, a FMS está fortalecendo a rede de saúde mental para aperfeiçoar o atendimento às pessoas que precisam desses serviços. Temos o PROVIDA, os ambulatórios e os CAPS. Mas sabemos que, com conhecimento e uma atitude acolhedora, todos podem contribuir com a prevenção do suicídio”, afirma o presidente da FMS, Charles Silveira.

O suicídio é um grave problema de saúde pública, que pode ocorrer por vários fatores e, segundo a Organização Mundial de Saúde, 90% dos casos estão atrelados a transtornos mentais. “É preciso discutir, quebrar tabus, porque não falar sobre suicídio é tão nocivo quanto falar de maneira errada. A gente não pode divulgar casos isolados, mas pode falar sobre doenças mentais e onde buscar tratamento”, explica Luanna Bueno, gerente de saúde mental FMS.

“Para combater o suicídio, é preciso que a população comece a prestar atenção no próximo. Se a pessoa fala que quer morrer, que a vida não tem sentido ou começa a se isolar, pode ser sinal de que tem algo errado. Precisamos ajudá-la, estar disposto a ouvi-la sem julgamentos. É um trabalho em conjunto, que envolve todos, inclusive a família e a rede de assistência”, explica Naiana Martins, psicóloga do PROVIDA.

Segundo o psiquiatra do CAPS e do CMAM da FMS, Francisco de Brito, a notificação dos casos de suicídio pelos serviços de saúde e escolas é fundamental. “A notificação também contribui para garantia da assistência adequada, instiga a rede de saúde a organizar mecanismos de prevenção e une vários órgãos, como saúde, educação, imprensa e política, para sensibilizar a população sobre o tema”.

Conheça a rede de assistência à saúde mental da FMS:

PROVIDA  – ambulatório especializado que atende especificamente pessoas que tentaram suicídio e que fica localizado dentro do Centro de Saúde Lineu Araújo. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e atende por demanda espontânea. Recentemente, a FMS ampliou a quantidade de psicólogos e psiquiatras que atuam nesse ambulatório.

 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) – atendem pessoas com transtornos mentais severos e possuem equipe composta por psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, terapeuta ocupacional, assistente social e equipe de apoio. Nestes locais, são realizadas atividades em grupo, atendimentos individuais, oficinas terapêuticas e atendimento à família.

Unidades Básicas de Saúde – podem atender casos de transtornos mentais leves e possuem médicos e enfermeiros capacitados para esse tipo de atendimento. Se houver necessidade, na própria Unidade, a pessoa faz a marcação para se consultar com psicólogos e psiquiatras nos ambulatórios espalhados em Teresina.

SAMU 192 – Em caso de urgência psiquiátrica, como surto psicótico ou tentativa de suicídio, a população pode acionar o SAMU, por meio do número gratuito 192 ou ir por meios próprios para o Hospital Areolino de Abreu, que possui psiquiatras 24 horas e é o hospital referência em atendimento de urgência psiquiátrica. Outra opção é se dirigir aos CAPS.

Centro de Valorização da Vida (CVV) – telefone 188; Centro Débora Mesquita (CDM) – telefone: (86)99827-3343/ 98894-5742;  e Grupo Apoio Contato e Esperança (GRACE) – telefone: (86)3237-0077/3237-0202 são organizações filantrópicas que contribuem com a prevenção e posvenção do suicídio em Teresina.

Fonte: Semcom/PMT

Teresina

Carro capota após motorista tentar desviar de buraco em Teresina

Redação Encarando

Publicado

em

O motorista de um Fiat Uno, de identidade não revelada, capotou o carro após tentar de um buraco na Avenida Universitária, na zona leste de Teresina. O acidente ocorreu na noite dessa segunda-feira (16).

Antes de capotar, o condutor tentou desviar do buraco e acabou furando um dos pneus do veículo. Com o pneu seco, o motorista acabou perdendo o controle do carro.

Com impacto, os dois ocupantes, um homem e uma mulher, acabaram ficando com ferimentos leves. O Samu foi acionado para realizar os primeiros atendimentos.

Continue Lendo

Piauí

Cinegrafista da TV Antares morre após sofrer AVC em Teresina

Redação Encarando

Publicado

em

Na noite dessa segunda-feira (16), repórter cinematográfico da TV Antares, identificado com François Pereira, faleceu após sofrer um AVC em Teresina.

François sofria com diabetes, que constantemente tinha complicações. Ainda não informações sobre o velório e enterro de François.

A direção da TV Delta de Parnaíba lamentou a morte de François e divulgou uma nota de pesar.

NOTA DE PESAR

A Direção da TV Delta de Parnaíba lamenta o falecimento do repórter cinematográfico da TV Antares, François Pereira, na noite desta segunda-feira (16/09), em Teresina.

Um dos mais experientes na sua área, o profissional passou por outras emissoras da capital, deixando o profissionalismo e humildade como marca registrada.

Ao lamentar a perda do jornalista, a TV Delta e sua equipe profissional se solidariza com seus amigos, familiares e seus colegas de trabalho.

Tacyane Machado
Diretora da TV Delta de Parnaíba

Continue Lendo

Piauí

Firmino expõe em São Paulo boas práticas da educação de Teresina

Karytha Leal

Publicado

em

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, estará em São Paulo no dia 29 de setembro para compartilhar as experiências da sua gestão na promoção de melhorias na educação. Sua apresentação será feita durante o Encontro Redes que Transformam, organizado pela conceituada Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos que trabalha em parceria com governos em iniciativas que promovem educação pública de qualidade. O secretário Kleber Montezuma também estará no evento.

Firmino Filho foi convidado para participar do painel sobre os desafios e as boas práticas que governadores e prefeitos estão adotando para priorizar a educação como pauta principal de seus mandatos. Teresina é hoje a capital com o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Brasil, alcançando as melhores proficiências em língua portuguesa e matemática, mesmo com pouco recurso. As estratégias utilizadas pela rede municipal de ensino despertam a curiosidade de especialistas na área, que buscam descobrir a fórmula para alcançar resultados tão bons.

Cerca de 600 pessoas de todos os Estados do Brasil estão sendo esperadas no evento. São governadores, secretários de educação, líderes pedagógicos de secretarias estaduais e municipais de educação, representantes de Ministério da Educação, da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, além de palestrantes internacionais.

“Vamos falar sobre a experiência da Secretaria Municipal de Educação de Teresina com avaliação, formação de professores, planejamento estratégico, alfabetização, entre outros aspectos considerados fundamentais para o sucesso do nosso trabalho”, ressalta o prefeito Firmino Filho.

No ano passado, quando Teresina iniciou a parceria com a Fundação Lemann para o Programa Formar, o secretário municipal de Educação Kleber Montezuma e um grupo de técnicas da Secretaria Municipal de Educação (Semec) estiveram no mesmo encontro. Eles falaram sobre o alinhamento do currículo de acordo com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Continue Lendo
Acqua Blu

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 99993-7330 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat