MP requer que ex-prefeito de município piauiense devolva mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos

O Ministério Público do Piauí, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí, ingressou, nessa quarta-feira (11) com ação civil pública contra o ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira, Agapito Coelho da Luz, por prática de ato de improbidade administrativa. Na ação, o MP-PI requer ao Poder Judiciário a condenação do ex-prefeito a ressarcir o município o valor de R$ 1.397.873,13.

O promotor de Justiça Jorge Pessoa, titular da 2ª PJ de São João, explica que as informações para ação foram embasados em inquérito civil instaurado a partir de relatório do TCE-PI (Tribunal de Contas do Estado) relativos ao exercício financeiro de 2011. De acordo com os documentos produzidos pelo órgão de controle, o ex-gestor efetuou uma série de gastos sem atender aos requisitos da Lei de Licitações.

Entre os exemplos de despesas listados pelo promotor de Justiça na ação estão: compra de combustíveis, aquisição de materiais de gêneros alimentícios, aluguel de veículos, contratação de construtora e escritórios de advocacia e contabilidade, para serviços de consultoria jurídica. Outras irregularidades cometidas são a falta de pagamento as concessórias de energia elétrica e abastecimento de água, pagamento de multas ao INSS (Instituto de Nacional de Seguridade Social), por falta de pagamento de contribuições ao órgão.

Com informações do MP-PI