Greve na Uespi: "cenário tende a ficar ainda pior", afirmam professores

Professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), deflagraram greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (18). De acordo com a Associação de Docentes da Universidade Estadual do Piauí (ADCESP), a medida foi tomada diante da falta de abertura de negociação com o governo do Estado.

“Nós tentamos desde novembro do ano passado uma audiência com o governo do Estado, mas sem sucesso. Nossos problemas são muitos e são gritantes. São quase 300 disciplinas sem professor neste início de semestre letivo. A falta de estrutura e de recursos materiais e humanos comprometem o funcionamento da instituição. Por isso, a garantia ampliação e o cumprimento integral do orçamento da UESPI são questões fundamentais. Só assim conseguiremos assegurar uma estrutura digna, professores suficientes, o fortalecimento das atividades de ensino”, disse a professora Rosângela Assunção, coordenadora geral da ADCESP.

Segundo a Associação, a situação da Universidade tende a piorar, com a política de “arrocho econômico”, acompanhada da reforma administrativa.

“O cenário que já está ruim tende a ficar ainda pior, já que as medidas anunciadas pelo Governo Wellington Dias devem aprofundar ainda mais essa crise já instalada da UESPI”, afirma o professor Antônio Dias, coordenador de comunicação da ADCESP.

A greve vai parar os campi de Teresina, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Piripiri, Campo Maior e Picos.

Reinvindicações

A categoria reivindica o cumprimento do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) que implica na implantação imediata de progressões, promoções e mudanças de regime de trabalho,  na realização de novo concurso público para efetivação do quadro docente e ainda a nomeação imediata de todos os Classificados no último concurso, reposição das perdas salariais dos último seis anos e recursos para execução de atividades acadêmicas (garantia e ampliação das bolsas estudantis de iniciação científica, programas de extensão, monitorias remuneradas e bolsa trabalho).