Estudantes denunciam situação da Uespi: 'sem segurança, sem estrutura, sem limpeza e sem professores'

Sem estrutura, sem segurança, sem limpeza, e agora, sem professores. Os alunos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), denunciaram por meio de postagens nas redes sociais, a atual situação de uma das maiores instituições de ensino superior do estado.

Neste fim de semana, a hashtag ‘sosuespi’ foi um dos assuntos mais comentados no Twitter. Com ela, os alunos mostram uma série de imagens que denunciam a precariedade de diversos pontos da instituição, e publicaram memes que fazem críticas ao governador do estado, Wellington Dias.

Os problemas na instituição são muitos. A falta de repasse do governo para o pagamento dos funcionários terceirizados fez com que a empresa responsável pela segurança nos Campi da universidade, retirasse todos os guardas, além dos funcionários responsáveis pela limpeza da instituição.

Algumas publicações, mostram que o laboratório de anatomia, usado pelos alunos dos cursos de saúde, foi arrombado e o aparelho projetor furtado. Os estudantes ainda publicaram fotos denunciando a situação de algumas salas e espaços da universidade.

Nesta segunda-feira (18), os professores deflagraram greve por tempo indeterminado. A categoria reivindica o cumprimento do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) que implica na implantação imediata de progressões, promoções e mudanças de regime de trabalho,  na realização de novo concurso público para efetivação do quadro docente.

Em resposta às reivindicações, o governo do estado afirmou que vem trabalhando para melhorar a estrutura da Universidade.

Confira a nota do Governo na íntegra:

O Governo do Estado vem trabalhando para melhorar a estrutura da Universidade Estadual do Piauí. Nos últimos anos o orçamento do órgão aumentou consideravelmente e recursos extras também foram destinados para melhorar a infraestrutura. Quanto ao corpo docente, no último concurso foram oferecidas 197 vagas para professores e mais concursos devem ser feitos à medida que as finanças do estado permitirem. A gestão Estadual busca trabalhar em conjunto com docentes e discentes para melhorar o ambiente e a qualidade de ensino da instituição.

Veja fotos publicadas pelos alunos!