Piauí confirma 4º caso de sarampo e entra para lista de estados com surto da doença

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), confirmou mais um caso de sarampo no Piauí. O mais recente foi em Alagoinha, onde paciente teve contato com a criança diagnostocada com a doença em Campo Grande.

Os outros três casos confirmados foram importados: O primeiro foi em julho na cidade de Campo Grande do Piauí. Onde um bebê, de um ano, foi infectado durante uma viagem a São Paulo. O segundo caso confirmado foi em Teresina, no dia 2 de setembro, em um homem de 42 anos, que também contraiu a doença no estado paulista. E nesta terça-feira em uma mulher de 21 anos, foi diagnosticada com a doença. Ela mora em São Paulo, mas é natural de Lagoa do São Francisco.

Outras cidades que apresentaram casos de suspeitos de sarampo foram Parnaíba, Picos, Luís Correia, Teresina, Campo Grande, Floriano e Demerval Lobão.

Sintomas

Dentre os sintomas da doença estão: manchas no corpo, febre, tosse, coriza (nariz escorrendo) e conjuntivite. A transmissão do vírus do sarampo é direta de pessoa a pessoa, por meio das secreções nasofaríngeas e expelidas pelo doente.

Prevenção

A vacina é a única forma de prevenção da doença e é disponibilizada na vacinação de rotina nas unidades de saúde.

“A recomendação é que crianças a partir de 6 meses a 11 meses e 29 dias, tomem a vacina. A indicação é fazer a administração da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para esse público. No caso dos bebês, a dose da vacina administrada nestes casos não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança”, informa a Sesapi.