Governo do PI critica ação da PF, chama de 'espetáculo' e diz que houve 'abuso de autoridade'

A ‘Operação Satélites‘, deflagrada pela polícia federal nesta quarta-feira (25) foi classificada pelo governo do estado como ‘espetáculo’. A nota divulgada após os desdobramentos da operação, ainda afirma que ação da polícia pode ser caracterizada como ‘abuso de autoridade’.

Na ação, cerca de 80 Policiais Federais e 10 auditores da CGU deram cumprimento a 19 mandados de busca e apreensão, sendo 18 em Teresina e um em Luís Correia, expedidos pela 3ª Vara da Seção Judiciária Federal em Teresina.

“lamentamos o caminho do espetáculo. A operação de busca e apreensão realizada pela polícia no interior de repartições públicas que não são objeto da investigação, com cobertura midiática ao vivo, atenta contra o Estado de Direito, pilar da Constituição Federal, podendo caracterizar claro abuso de autoridade”, diz uma parte da nota.

Durante entrevista coletiva a PF informou que houve um desvio estimado em mais de R$ 50 milhões, referentes a dois pregões realizados pela Seduc. O valor seria suficiente para adquirir 200 ônibus escolares nos padrões do Ministério da Educação.

Leia a nota emitida pelo Governono: 

A respeito da operação da Polícia Federal deflagrada nesta manhã (25), o Governo do Estado informa que não há investigação contra o Estado. O processo investiga empresas e servidores, a quem cabe o legítimo direito de defesa. 

O Estado é parte interessada no processo e sempre agiu de forma colaborativa, fornecendo todos os documentos, dados e informações solicitadas. Nada do que foi entregue na operação deixaria de ser entregue bastando comparecer e requisitar.

Mais uma vez lamentamos o caminho do espetáculo. A operação de busca e apreensão realizada pela polícia no interior de repartições públicas que não são objeto da investigação, com cobertura midiática ao vivo, atenta contra o Estado de Direito, pilar da Constituição Federal, podendo caracterizar claro abuso de autoridade.

O Governo do Estado reafirma seu compromisso com a transparência e continuará repassando documentos e informações solicitadas e, mais que qualquer outro, tem interesse na elucidação dos fatos, porém com respeito à lei.