Prefeito Joel Rodrigues denuncia antecessor e acaba virando alvo do TCE

O prefeito de Floriano-PI, Joel Rodrigues, denunciou Gilberto Guerra, que foi gestor da cidade entre os anos de 2013 a 2016, por não repassar mais de R$ 12 milhões das contribuições previdenciárias do Fundo de Previdência do Município. A acusação foi acatada pelo Ministério Público de Contas do Estado, que emitiu parecer pela procedência da representação formulada pelo atual gestor.

Entretanto, o que Joel Rodrigues não esperava é, que durante as investigações, o órgão também identificasse irregularidades na sua gestão. Tendo em vista que Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM) já analisou a referida irregularidade na prestação de contas de Floriano nos exercícios de 2015 e 2016, a Divisão de Fiscalização do RPPS fez um levantamento da situação do Fundo Previdenciário do município de Floriano em relação à dívida pretérita acumulada de 2007 a 2016.

Destaca-se no relatório que no período de 2007 a 2012 a prefeitura esteve sob a gestão do atual gestor, Joel Rodrigues, e de 2013 a 2016 sob a gestão do representado, Gilberto Guerra, e que ambas as administrações os gestores acumularam débitos ao Regime Próprio de Previdência.

Dessa forma, a Segunda Câmara do Tribunal de contas do Estado do Piauí, acompanhou o parecer ministerial e aplicou multa ao ex-prefeito Gilbero Guerra. Da mesma forma em que recomendou que Joel Rodrigues comprove o pagamento de todos os acordos firmados das dívidas referentes ao Regime Próprio de Previdência.