EGT vai promover a qualificação dos servidores municipais e aperfeiçoar a gestão em Teresina

A Escola de Gestão de Teresina (EGT) foi lançada oficialmente na manhã desta quinta-feira (3) em solenidade marcada pela presença do prefeito Firmino Filho. A EGT vai reforçar a qualificação dos servidores do município em três eixos: treinamento, capacitação e formação.

Segundo o prefeito Firmino Filho, a criação da Escola de Gestão de Teresina faz parte de um processo de renovação pelo qual a Prefeitura vem passando. “Nós temos desafios cada vez maiores na Prefeitura, ela cresce não apenas em tamanho, mas também em complexidade e é exatamente por isso que nós temos que ter uma visão gerencial mais qualificada dentro da própria Prefeitura”, disse.

O chefe do executivo municipal aproveitou o momento para saudar os novos analistas de Teresina, aprovados no concurso unificado de 2016. “Esperamos que esses novos concursados possam ser não apenas qualificados, mas se convertam em agentes multiplicadores de uma cultura mais gerencial dentro da Prefeitura de Teresina”, completou.

Representando os servidores municipais, o analista de gestão pública da Semplan, Aécio Ibiapina Matos, destacou a importância da criação da EGT. “A iniciativa é louvável e vai contribuir com a formação do servidor. Vamos compartilhar e adquirir conhecimentos para agregar com a gestão municipal”, ponderou.

Já o secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Nonato Moura, explica o funcionamento da Escola. “Além de cursos próprios, estamos firmando parcerias com instituições renomadas, tanto no Piauí quanto nacionalmente, para oferecer cursos que contribuam para a otimização da gestão municipal. Os cursos serão presenciais e disponíveis também à distância. Tudo está explicado detalhadamente no site da Sema”, disse. O endereço eletrônico citado pelo secretário é https://sema.teresina.pi.gov.br/.

A primeira capacitação presencial disponibilizada pela EGT já tem data marcada. A “Oficina de Mapeamento de Processos” acontece dias 9 e 10 de outubro, no laboratório do Tribunal Regional do Trabalho do Piauí (TRT-PI), e é voltada para os analistas de gestão pública e de orçamento do município.

Fonte: Semcom / PMT