Ortopedistas devem atender cerca de 500 pessoas no sábado em Teresina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio do programa “Teresina The Atende”, pretende atender 500 pessoas que aguardam em fila eletrônica do SUS, por uma consulta com médicos ortopedistas. Os atendimentos vão acontecer na manhã deste sábado (05), no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, no centro de Teresina.

As pessoas que serão atendidas no sábado já foram comunicadas por telefone. É importante que, diante da confirmação da ida ao local do mutirão, elas compareçam para receber atendimento. No mesmo dia, se houver necessidade, o paciente fará exames de raio-x, ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética.

“A fila eletrônica do SUS é a maneira democrática de organização da demanda existente, mas é preciso que a gestão adote estratégias para garantir a fluidez dessa fila, principalmente para quem espera especialidades com grande demanda. O mutirão nasceu dessa necessidade e já tem trazido benefícios imediatos à população”, ressalta o presidente da FMS, Charles Silveira.

A diretora de regulação da FMS, Vitória Urbano, explica que o número de solicitações para atendimento em ortopedia é alto e crescente. “Percebemos que a demanda é grande na área de ortopedia e também está relacionada aos acidentes de trânsito. Outro fator é que nesse tipo de atendimento especializado, Teresina atende os teresinenses e os usuários dos 223 municípios do Piauí”.

Ela informa ainda que o atendimento das pessoas acontece por ordem de chegada. “Tem uma equipe específica para cada atividade, inclusive para realizar o acolhimento. Os pacientes recebem senha e são direcionados às alas para serem atendidos pelos médicos. O atendimento engloba também prescrição de exames e, em certos casos, encaminhamento para cirurgias. Esse padrão da organização tem dado celeridade aos atendimentos”.

O programa “Teresina The Atende” foi lançado pela FMS em Teresina e engloba mutirões de consultas e exames nas áreas de cardiologia, ortopedia, neurologia e oftalmologia, que ocorrerão aos sábados na capital até o final do ano. O objetivo é ampliar a capacidade de atenção especializada e diminuir a fila de espera eletrônica para especialidades, cuja demanda é crescente.

Fonte: PMT