PI é o estado com menor redução no número de mortes violentas do Brasil

O Piauí segue na contramão do País em relação ao número de mortes violentas. Enquanto o Brasil registrou uma queda de 22,6% em relação a esse tipo de crime, no estado, a redução foi de apenas 3,4%, nos primeiros sete meses deste ano, em comparação a 2018.

Os dados são fazem parte do Monitor da Violência do G1, com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Como apontado no infográfico, o Ceará segue como o estado que mais conseguiu reduzir o número de mortes violentas: foram 52,4% a menos. Já o Piauí, apresentou a menor queda de mortes (3,4%).

Mortes violentas no Piauí

Mês2019
Janeiro 47
Fevereiro36
Março54
Abril54
Maio64
Junho43
Julho45
Total343

Piauí é o estado mais seguro do Nordeste, diz governo

Entretanto a informação divulgada pelo governo, é de que Piauí é o estado mais seguro da região Nordeste. A afirmação tem como base o 13° Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Segundo o estudo, foi o segundo ano consecutivo em que o estado teve queda no índice, registrando, em 2018, 18,9 mortes violentas intencionais (MVI) para cada 100 mil habitantes.

Segundo o secretário de Segurança, Fábio Abreu, os números mostram “o resultado das ações voltadas no combate a violência no estado”.