Praias do Piauí atingidas por manchas de óleo podem ser interditadas

A Gerência de Fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) afirmou que as praias do estado atingidas por manchas de óleo podem ser interditadas. Os trabalhos de monitoramento iniciaram, nesta quinta-feira (10).

“Após o georreferenciamento iremos tomar as medidas cabíveis sobre coleta e a destinação correta desse resíduo, avaliando a necessidade ou não de interdição de alguma área para garantir a balneabilidade das praias e a fixação de placas restritivas”, informou o gerente de Fiscalização da Semar, Renato Nogueira.

As manchas de óleo que já foram encontradas em diversos estados da região nordeste também foram vistas, de forma pontual, nas praias Pedra do Sal, Peito de Moça, Arrombado e Cajueiro da Praia.

Os trabalhos

Inicialmente, auditores fiscais da Semar irão a campo fazer o levantamento para indicação georreferenciada das manchas de óleo. A partir desse mapeamento será possível avaliar a dimensão do impacto dessa substância no litoral.

“Iremos tomar as medidas cabíveis sobre a coleta e destinação desse resíduo. Mas inicialmente orientamos para as pessoas que desejam utilizar a praia que que verifique se no local tem alguma ocorrência, caso encontre, é recomendado que o banhista mantenha distância da mancha, pois a substância pode causar alguma reação alérgica”, completou Renato Nogueira.

Entenda

As manchas começaram a aparecer entre o fim de agosto e o início de setembro. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse que o óleo derramado em praias do Nordeste é de origem, “muito provavelmente, da Venezuela”, atribuindo a informação a relatório elaborado pela Petrobras, que apontou que o vazamento, “acidental ou não”, provavelmente veio de um navio estrangeiro. 

Por outro lado, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta quinta-feira (10), que Ricardo Salles, foi “tendencioso” ao dizer que a Venezuela é responsável pelo petróleo que atingiu praias do Nordeste brasileiro. Em comunicado divulgado em seu site, a estatal venezuelana de petróleo, PDVSA, afirmou ainda “rechaçar categoricamente” as declarações de Salles. O texto também foi publicado no site do Ministério do Petróleo da Venezuela.

Confira!

“Petróleos da Venezuela, S.A. (PDVSA) rechaça categoricamente as declarações do Ministro do Meio Ambiente da República Federativa do Brasil, Ricardo Salles, que acusa a República Bolivariana da Venezuela de ser responsável pelo petróleo bruto que polui as praias do nordeste do Brasil desde o início de setembro, considerando essas alegações infundadas, uma vez que não há evidência de derramamentos de óleo nos campos de petróleo da Venezuela que poderiam ter causado danos ao ecossistema marinho do país vizinho”.