Siga as Redes Sociais

Piauí

Voluntários fazem festa e distribuem presentes para crianças internadas no HUT

Redação Encarando

Publicado

em

O dia das crianças chegou ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), gerido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), recheado de amor e muita alegria. O grupo de voluntários do Projeto Ação passou pela Clínica Pediátrica e distribuiu presentes, doces e muita diversão. Acompanhados pelas mães, pais ou responsáveis, as crianças participaram de várias atividades lúdicas na brinquedoteca do HUT, que foi toda decorada com balões coloridos especialmente para o dia das crianças.

O pequeno J. P., de apenas seis anos, da cidade de Altos, está internado desde a última quarta-feira para tratar uma trombose na perna direita. Ele participou da festinha com sua mãe, Claudia Conceição. Ela contou que estava achando incrível a festinha para as crianças, pois não imaginava que poderia ser assim tão alegre. “Acho que esse tipo de ação pode ajudar as crianças a se recuperarem mais rápido, pois elas ficam felizes e esquecem um pouco da doença”, destacou.

De acordo com Carla Janaína, gerente de Enfermagem da Clínica Pediátrica, esse tipo de atividade quebra a rotina do hospital e acaba contribuindo para acelerar o processo de recuperação dos pacientes. “Quando fazemos festas eles passam o dia mais alegres e até aceitam mais o tratamento. Estamos sempre realizando atividades para que elas, nem que seja por alguns momentos, esqueçam que estão internadas. Dessa forma, estamos humanizando nosso atendimento e levando mais alegria para nossas crianças”, explicou Carla.

O projeto Ação foi criado em dezembro de 2015 por três amigas que sentiram a necessidade de ajudar o próximo. As ações do grupo são voltadas para entidades carentes e famílias em situação de vulnerabilidade. Segundo uma das idealizadoras do projeto, Crisneide Moura, todos os anos o grupo se organiza para levar alegria, amor e diversão para as crianças internadas no HUT. “A festa do dia das crianças no HUT já faz parte do nosso calendário de ações. É muito gratificante poder ver as crianças, mesmo doentes, se divertindo e sorrindo. Isso nos dá força para continuar nossa missão”, comentou.

Saúde

Wellington Dias entrega Hospital de Campanha do Verdão

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Divulgação/Ccom

O governador Wellington Dias (PT), inaugurou nesta sexta-feira (29), o Hospital de Campanha do Verdão, montado exclusivamente para atender pacientes com covid-19 no Piauí.

O espaço conta com 103 leitos, sendo 90 clínicos e 13 leitos de estabilização. Este é o segundo hospital de campanha inaugurado no estado. A primeira unidade entregue foi o Hospital Pedro Balzi, montado pela Prefeitura Municipal de Teresina, no Ginásio de Badminton, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

“Este Hospital de Campanha tem 90 leitos clínicos e 13 leitos de estabilização e tem por objetivo ser uma retaguarda para pacientes que exijam uma condição de tratamento, antes de um estágio mais grave da doença, e assim não precisem de uma UTI. Porque a capacidade do estado em leitos de UTI é muito menor, se a gente já tem dificuldade de profissionais para leitos clínicos, para leitos de UTI, essas dificuldades são muito maiores”, pontuou o governador.

Continue Lendo

Piauí

Vídeo: Caminhão carregado com frutas tomba e motorista fica preso às ferragens na BR 135

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Um caminhão de carga tombou, na tarde dessa quinta-feira (28), na BR 135, em Bertolinia-PI. Com o acidente, o motorista, um homem de 35 anos, ficou preso às ferragens e sofreu ferimentos graves.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as possíveis causas do ocorrido foi a incompatibilidade de velocidade para o local. O Corpo de Bombeiros foi acionado para e realizou o resgate da vítima. Em seguida, ela foi encaminhada ao Hospital, para atendimento.

O caminhão estava carregado com frutas e teve perda total da carga.

Os policiais continuam averiguando outras possíveis causas que possam ter contribuído para o acidente.

https://youtu.be/YPtRuX_5b-M
Continue Lendo

Piauí

Mais de 90 profissionais de enfermagem foram contaminados com a covid-19 no Piauí, aponta levantamento

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

De acordo os dados divulgados nessa quinta-feira (28) pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), por meio do Observatório da Enfermagem, atualmente são 93 profissionais de Enfermagem foram contaminados com coronavírus no Piauí, outros 57 casos são considerados suspeitos, e cerca de 160 profissionais de enfermagem estão afastados de suas funções por conta da pandemia.

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Tatiana Melo, afirmou que durante as fiscalizações do Conselho nas instituições de saúde, está sendo observada a falta e racionalização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o que coloca em risco a vida dos profissionais.

“Desde o início da pandemia, já fiscalizamos mais de 200 instituições de saúde em todo estado do Piauí e o que temos encontrado é falta de organização em relação ao fluxo de pacientes e profissionais. Porque a área destinada a receber pacientes com suspeita de contaminação pela covid-19 deve ser isolada das demais. Além dos EPIs que estão sendo distribuídos aos profissionais em quantidade insuficiente”, explica.

A presidente do Coren-PI também alerta sobre a importância da instituição de saúde contar com um plano de contingência, para que os profissionais de Enfermagem afastados do trabalho possam ser substituídos rapidamente.

“Se não houver esta organização, haverá a descontinuidade da assistência e a população será prejudicada”, afirma. 

Continue Lendo
Acqua Blu

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat