Agricultor colhe mandioca gigante de 14 kg no interior do PI

O agricultor piauiense Ângelo Martins Rodrigues, de 83 anos, chamou atenção nacional após ter colhido uma raiz de mandioca de 10 kg. Dois anos após o feito, Ângelo bateu o próprio recorde: Colheu uma raiz de 14 kg e que mede 80 centímetros. O caso aconteceu na Fazenda Várzea Branca, na localidade Lagoa do Meio, zona Rural de Oeiras-PI.

No mesmo local onde a gigantesca raiz foi colhida, outros tubérculos com pesos variando entre 2 kg e 6 kg são facilmente encontrados no plantio do aposentado. Apesar disso, o agricultor explica que em anos anteriores a colheita de raízes gigantes era muito mais comum, por conta da periodicidade do período chuvoso na região.

“Era uma época em que se plantava muito e os invernos eram muito bons. As primeiras chuvas começavam em setembro e seguiam até o mês de abril ou maio. Arrancávamos muita mandioca com raízes grandes, maiores do que essas”, disse o agricultor.

Tubérculos com pesos variando entre 2 kg e 6 kg são facilmente encontrados no plantio. Foto: Emanuel Vital

O aposentado ainda explicou que toda essa fartura servirá de alimentação para o rebanho bovino criado na fazenda. Nesse período do ano, devido a estiagem e a consequente falta de pastagem, o gado a sofre com a escassez de alimentos. Ângelo ainda revelou um dos segredos para a boa colheita: “Solo rico e a irrigação”.

Com informações do Folha de Oeiras