Comissão de Educação da Alepi vai discutir autonomia financeira da UESPI nesta quarta (16)

A deputada estadual Teresa Britto (PV) informou, hoje (15), que a Comissão de Saúde, Educação e Cultura vai se reunir nesta quarta-feira (16) com representantes da reitoria, professores e alunos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI) e Ministério Público do Estado para discutir o processo de autonomia financeira da Uespi.

Segundo a parlamentar, um estudo feito pelo promotor de Justiça Fernando Santos, aponta que não é necessário a aprovação de nenhuma lei ou Proposta de Emenda Constitucional, porque a autonomia já está garantida na Constituição Federal desde 1988, restando ao governo apenas a homologação do que já existe e o repasse mensal como é previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias.

“Nós vamos discutir as medida que precisam ser tomadas para que o governo cumpra a sua parte. Se hoje a Uespi não tem recursos sequer para fazer a manutenção dos banheiros, para o pagamento das pessoas que fazem a limpeza, para a aquisição de livros e formação de uma biblioteca é porque o governo não paga o que deve.”, disse a deputada.

A deputada ainda revelou que o processo está sendo realizado com base no planejamento das três melhores universidades da América Latina.

“Temos aqui um planejamento das três maiores e melhores universidades da América Latina, que são a Universidade de São Paulo, a Universidade de Campinas e a Universidade Estadual de São Paulo e é com base nele que vamos fazer o planejamento da nossa Uespi”, assegurou.