'Atendemos o agricultor ao relento, sentados em tocos', denuncia presidente do Sindicato dos Servidores do Emater-PI

Saúde, educação, segurança, assistência social, infraestrutura, entre outros serviços. São inúmeras as reclamações do piauiense em relação ao andamento do 4º mandato do governador Wellington Dias (PT). Uma das principais delas, diz respeito ao sucateamento das principais áreas de atendimento a população. No Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater), não é diferente e as condições de funcionamento são precária.

No município de Floriano-PI, por exemplo, os servidores denunciam a falta estrutura adequada para o atendimento ao público. No escritório regional e local do órgão na cidade, faltam cadeiras, mesas, computadores e a estrutura encontra-se completamente deteriorada.

“Como é que o servidor tem condição de atender o agricultor familiar e dar orientação adequada para ele? A situação está séria, estamos atendendo ao relento, sentados em ‘tocos’, embaixo de árvores. Temos até vergonha quando chega um agricultor para orientarmos, porque não tem onde colocá-los”, disse Luiz Rocha Soares, o Rochinha, presidente do Sindicato dos Servidores do Emater ao Portal Encarando.

O vídeo encaminhado com exclusividade ao Portal Encarando mostra estrutura do prédio do Emater em Floriano completamente deteriorada.

O presidente ainda relatou que no local faltam materiais básicos para o atendimento ao agricultor e faz um apelo para que sejam tomadas medidas efetivas, por parte das autoridades responsáveis, alertando que a situação influencia na prestação de um serviço de qualidade.

“Não temos mesa, não temos cadeiras, não temos uma estrutura básica para realização dos atendimentos. Esperamos que as autoridades competentes tomem conhecimento dessa situação e haja um solução para que possamos resolver esses problemas e assim atender a população de forma adequada”, disse.

Há três meses, o Portal Encarando conversou com funcionários do Emater em Floriano, e inúmeros problemas já haviam sido relatados, como: falta de lâmpadas nas salas, rachaduras nos forros e até mesmo falta de material para limpeza.

“Tudo que se imagina em relação a problemas nós enfrentamos. O forro está para desabar, inclusive, temos um laudo de interdição do prédio pela Defesa Civil. Quando as pessoas chegam solicitando os serviços, ficamos envergonhados, e o jeito é levá-las até às salas e mostrar a situação em que se encontram”, declarou o médico veterinário Paulo de Tarso.

De maneira geral, além da questão estrutural, o órgão também enfrenta dificuldades em relação a implementação do plano de cargos, carreira e salários. Fato que dificulta, inclusive, o andamento das aposentadorias de servidores.

Sobre a questão, o diretor-geral do Emater, Francisco Guedes, disse durante audiência realizada na Assembleia Legislativa do Piauí, no dia 24 de outubro, que a situação do órgão vai melhorar quando forem liberados os recursos dos empréstimos que serão obtidos pelo Governo do Estado junto a instituições financeiras.

Veja imagens feitas pelos servidores do Emater de Floriano, encaminhadas ao Portal Encarando!