Governo do Piauí nega omissão no caso do paciente renal

O Governo do Estado do Piauí, através de uma nota de esclarecimento lançada pela Secretaria de Saúde (SESAPI), informou que não houve omissão por parte do governo, e sim uma falta de comunicação do Hospital, que realizaria o transplante em Fortaleza.

Ainda de acordo com a nota, a Sesapi foi comunicada pelo paciente sobre o trabalhante às 11h desse último sábado (09), e ele deveria viajar às 14h do mesmo dia, porém não foi possível pois não tinha passagens disponíveis no horário necessário, e sim, apenas para às 22h.

A Sesapi explicou que o principal problema é que a informação sobre o transplante chegou na secretaria, através do paciente, e não por meio de um comunicado oficial feito pelo hospital de Fortaleza, onde ocorreria o transplante.

José Ramos era um dos quatro pacientes que seriam submetidos a exames de compatibilidade. O transplante dependia desta compatibilidade. O governo enfatizou que todos os dias é garantido viagens de ida e de retorno.

Entenda o caso

Nesse sábado (09), um paciente renal crônico, José Ramos, perdeu um transplante de rins após ter as passagens aéreas negadas pela secretaria estadual de saúde e pelo programa Tratamento Fora do Domicilio (TFD).

Veja o vídeo: