Siga as Redes Sociais

Piauí

PM suspeito de atirar em homem durante briga em pagode ganha liberdade provisória

Redação Encarando

Publicado

em

O policial militar Max Kellysson Marques Marreiros, acusado de balear homem durante briga em pagode na zona norte de Teresina, foi beneficiado nessa segunda-feira (02) durante audiência de custódia com a liberdade provisória.

A decisão foi proferida pelo Dr. juiz Jorge Cley Martins Vieira, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina. Conforme a decisão, as condições pessoais do PM foram favoráveis para decisão, já que ele tem bons antecedentes, possui residência fixa e emprego formal. “Após a prática do delito, manteve-se no local do fato, aguardando a guarnição e agindo de boa-fé, demonstrando que não pretende furta-se da aplicação da Lei Penal”.

Entenda o caso

Na noite desse domingo (1°), o PM Max Kellysson atirou em um homem identificado como Rudson Vieria, durante uma briga em um pagode localizado na Avenida Duque de Caxias, bairro Buenos Aires, zona norte de Teresina.

Informações preliminares dão conta que a vítima deu um soco no PM, e o policial reagiu. A vítima foi socorrida e o PM foi preso em flagrante.

Teresina

Guarda Municipal faz mais de 5 mil atendimentos em operações por descumprimentos de decretos

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Desde o último dia 21 de março, quando passou a vigorar o decreto com restrições às atividades econômicas devido a pandemia do novo Coronavírus, a Guarda Civil Municipal contabilizou um total de 5.115 estabelecimentos que passaram por fiscalização. Além das ações com foco no descumprimento das medidas de prevenção à proliferação do vírus, o trabalho da Guarda Municipal também esteve voltado para a conscientização da necessidade do distanciamento social em locais públicos, como em filas de agências bancárias.

As ações da corporação estão alinhadas com as orientações das autoridades de saúde para minimizar os riscos de contágio entre a população em Teresina. Dentre os estabelecimentos que foram flagrados em desacordo com o decreto, durante 72 dias, 40 foram multados; houve ainda 14 conduções, 9 notificações e 5 interdições. “Temos sido persistentes para fazer com que eles cumpram com o isolamento e o fechamento de algumas atividades que não estão permitidas funcionar durante a vigência do decreto relacionado à pandemia da Covid-19”, afirma o comandante da Guarda, coronel John Feitosa.

“No mês de junho vamos continuar as atividades com o mesmo empenho e articulação de ir aos locais e visitar as empresas que, por ventura, possam estar funcionando em desacordo com o decreto; acompanhando também as fiscalizações das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), que são responsáveis por adotar as medidas legais previstas na legislação”, conclui.

A população pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal por meio dos telefones 153, (86) 3215-9317 ou (86) 99438-0254. Os canais estão à disposição da população para denúncias de estabelecimentos que persistem em funcionar irregularmente durante o período de restrição ou para tirar dúvidas quanto ao decreto.

Fonte: PMT

Continue Lendo

Piauí

Governo do Piauí apresenta plano de retomada da economiaí; Veja na íntegra!

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Reprodução

O governador, Wellington Dias (PT), apresentou nesta terça-feira (02/06), os pontos a serem adotados para a reabertura do comércio no estado. A ação, batizada como “Plano de Retomada Organizada no Piauí” (PRO Piauí), terá como base uma consulta pública, que será realizada com a população do estado. (Clique aqui e acesse o plano na íntegra)

O protocolo é dividido em fases (Fase 1, Fase 2 e Fase 3), e é voltado para empresários, trabalhadores e clientes.

“Todas as vezes que liberamos alguns setores, temos uma ampliação de risco. É preciso que isso fique claro. E para evitar esse risco, estamos adotando um ‘novo normal’, que é seguindo um conjunto de regramento, desde o uso da máscara a medidas de higiene, além disso, aplicar essas regras a trabalhadores, clientes e funcionários, para que estes, ao sair de casa já estarem cientes de seus deveres tudo isso para evitar a infecção ou transmissão do coronavírus. Ao mesmo tempo que, se tivermos infecções, é necessário que tenhamos uma rede de saúde com condições de atender os pacientes”, disse Wellington Dias.

A medida prevê ainda, uma divisão do estado em oito regiões, que irão agregar todos os municípios. As regiões são: Teresina, Parnaíba, Piripiri, Floriano, Oeiras, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Picos. Em cada uma dessas regiões, as equipes do governo farão uma análise do índice de transmissibilidade da doença, para definir se poderão ou não passar para próximas fases.

As atividades foram classificadas em três grupos, subdivididos pelas cores verde, amarelo e vermelho.

Verde: Inclui atividades dos setores do comércio, construção, agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e agricultura. Devem ser as primeiras a serem flexibilizadas (Fase 1).

Amarela: Inclui a administração pública, educação, segurança, atividades financeiras, transportes, armazenagem, correios, imobiliárias. Irão compor a Fase 2 .

Vermelho: Artes, cultura, esporte, recreação, indústrias de saneamento como água, esgoto, gestão de resíduos, descontaminação, etc. Esses serviços estão inclusos na Fase 3 e deverão ser os últimos a serem retomados.

O secretário estadual de Planejamento, Antônio Neto, explicou que a liberação das atividades econômicas é baseada 30% no aspecto econômico e 70% no impacto epidemiológico de cada região e território de desenvolvimento do Piauí e quem irá definir prazos é a ‘questão controle do e da saúde‘.

Protocolo aprovado

Segundo Dias, o protocolo já foi aprovado pela equipe do governo, e agora irá passar pelo crivo da sociedade, e, em seguida, serão trabalhadas regras específicas para cada setor. O gestor ainda esclareceu que cada fase dura 15 dias e, em caso de avanços no número de casos, a fase será interrompida.

“A partir desse protocolo geral, nós vamos trabalhar em protocolos em cima de protocolos específicos para cada área, como por exemplo, da construção civil, de shoppings, educação, enfim montar uma situação específica para cada área. Fica claro ainda que, o documento prevê, em casos de regressão, na questão da contaminação, essas atividades podem voltar a fechar”

Serão cerca de 22 protocolos específicos para cada segmento, destes, 12 já foram elaborados e serão apresentados às empresas.

“Dos 22 protocolos específicos, 12 já foram construídos. Esses protocolos já serão submetidos a todas as categorias para discussão e as empresas serão divididas em duas situações. Empresas com menos de 20 trabalhadores, que farão um protocolo de segurança sanitária de contenção ao covid, chamado protocolo simplificado, de forma bem objetiva. Esse documento já está disponível e a empresa vai anexá-lo a um aplicativo para que nós possamos acompanhar as medidas que estão sendo conduzidas pela empresa e monitorar se está havendo, ou não, crescimento do número de pessoas adoecidas naquele local”, explicou Tatiana Chaves, diretora de Vigilância Sanitária do Piauí.

Tatiana ainda falou sobre as empresas que possuem mais de 20 funcionários: “Para as empresas com mais de 20 trabalhadores, a responsabilidade será partilhada entre representantes da CIPA e do serviço médico especializado em saúde das empresas. Nestes casos, deve constar no seu plano de saúde ocupacional, tendo em vista que esse plano tem o risco biológico onde está o risco três do covid”, reiterou.

Continue Lendo

Municípios

PI: Ex-presidiário morre após sofrer descarga elétrica em poste enquanto tentava fazer ligação irregular de energia

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Imagem Ilustrativa

Um homem identificado como Francisco Eduardo Leal da Silva, de 30 anos, morreu após sofrer uma descarga elétrica em um poste de energia nessa segunda (01/06). O caso ocorreu na Localidade Oitis, zona Rural da cidade de Colônia do Piauí.

De acordo com o que foi repassado à Polícia Militar, a vítima havia subido no poste para fazer uma ligação irregular, popularmente chamada de ‘gato’, para sua residência. No entanto, ao tocar em um fio de alta tensão acabou recebendo uma forte descarga elétrica.

O homem ainda foi socorrido e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento da cidade de Oeiras-PI, mas não resistiu e acabou vindo a óbito.

A polícia ainda informou que Francisco havia saído a algum tempo do sistema prisional e fazia uso de tornozeleira eletrônica.

Continue Lendo
Acqua Blu

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat